AUTONOMIA DISCENTE: RELATO DE INCLUSÃO DE UMA ALUNA CEGA EM AULAS DE QUÍMICA DO NÍVEL MÉDIO

Autores

  • Renata Pessanha Gomes Paes Rede SEEDUC-RJ
  • Angela Sanches Rocha Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Priscila Tamiasso-Martinhon Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Célia Sousa Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Autonomia discente. Inclusão. Deficiente visual. Química.

Resumo

Os estudos relacionados ao ensino de química, direcionados a alunos com deficiência visual, têm crescido no Brasil graças às políticas de ação afirmativa, tendo-se várias propostas ligadas às disciplinas ministradas para turmas regulares do Ensino Médio. O ensino de química continua sendo tradicionalmente fundamentado pela visão, o que pode representar um problema quando se trabalha com alunos deficientes visuais, devido à elevada abstração que a mesma apresenta na maioria de seus conceitos. Visando a contribuir para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, tanto de alunos videntes, quanto daqueles que possuam alguma deficiência visual, são apresentadas propostas de atividades experimentais que favorecem o ensino de química numa sala de aula regular. O experimento não só foi desenvolvido com, mas também foi validado por uma aluna deficiente visual. Para isso foram testados e adaptados diferentes materiais até se chegar a seleção aqui apresentada. Verificou-se que a aula experimental permitiu o estímulo de outros sentidos, como os do tato e da audição, não só para a aluna não vidente, mas também para os discentes videntes. As observações da docente responsável pela turma, e da discente que contribuiu para o desenho metodológico do mesmo, sugerem que esse tipo de mediação proporcionou a valorização das diferenças, contribuindo assim para a inclusão efetiva dessa aluna não vidente nas aulas de química no Ensino Médio regular.

Biografia do Autor

Renata Pessanha Gomes Paes, Rede SEEDUC-RJ

Professora da Rede SEEDUC, especialista em  Ensino de Química pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Angela Sanches Rocha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora adjunta do Departamento de Físico-Química do Instituto de Química da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

 

Priscila Tamiasso-Martinhon, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora adjunta do Departamento de Físico-Química do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Vice coordenadora do Grupo Interdisciplinar de Educação, Eletroquímica, Saúde, Ambiente e Arte (GIEESAA).

Célia Sousa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora adjunta do Departamento de Físico-Química do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora do Grupo Interdisciplinar de Educação, Eletroquímica, Saúde, Ambiente e Arte (GIEESAA).

Downloads

Publicado

2018-12-23

Como Citar

Paes, R. P. G., Rocha, A. S., Tamiasso-Martinhon, P., & Sousa, C. (2018). AUTONOMIA DISCENTE: RELATO DE INCLUSÃO DE UMA ALUNA CEGA EM AULAS DE QUÍMICA DO NÍVEL MÉDIO. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 8(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4699