CIDADES INTELIGENTES COMO EIXO ESTRUTURANTE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO REMOTO

Autores

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Ciência, Tecnologia e Sociedade, Aprendizagem Baseada em Projetos, Interdisciplinaridade

Resumo

Neste trabalho apresentamos uma sequência didática interdisciplinar para o 9º ano do Ensino Fundamental. A proposta é baseada nos pressupostos do enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) e é implementada lançando mão da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Seu eixo estruturante é o conceito de cidade inteligente, associado ao desenvolvimento social e econômico sustentável. Com as atividades, propõe-se que os alunos reflitam sobre alguns dentre os muitos problemas de ordem social, econômica e ambiental que desafiam a sociedade atual e investiguem como a ciência e a tecnologia podem contribuir para uma possível solução sustentável desses problemas. A sequência didática foi inteiramente pensada para o contexto do ensino remoto, realidade que foi imposta a boa parte das escolas do Brasil e do mundo em virtude da Pandemia do COVID-19. Ela visa especialmente à formação do cidadão do século XXI, a qual pressupõe pensamento crítico, reflexão, trabalho em equipe e debate com base em argumentos fundamentados.

Biografia do Autor

Andreza Marques Nogueira, Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do Rio de Janeiro

Possui graduação em Matemática pelo Centro Universitário de Barra Mansa (2010). É mestranda do mestrado profissional em ensino de física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (início 2019). Atualmente é Implementadora dos anos iniciais da Prefeitura Municipal de Volta Redonda, professora de matemática da Prefeitura Municipal de Barra Mansa e voluntária no projeto de Física Rumo ao Ensino Médio. Tem experiência na área de Matemática e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Marta Máximo Pereira, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, campus Nova Iguaçu

Nasceu no Rio de Janeiro, em 1983. Possui graduação em Física (julho de 2007) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), licenciatura em Física (dezembro de 2006) pela mesma instituição e licenciatura em Letras-Espanhol (dezembro de 2005) pela Fundação Educacional Unificada Campograndense (FEUC). É mestre em Ensino de Física também pela UFRJ (fevereiro de 2010) e doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências (modalidade Ensino de Física) da Universidade de São Paulo (USP) (dezembro de 2014). Recebeu, por sua tese de doutoramento na área de Ensino, Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese 2015 e Diploma de Mérito concedido pela Fundação Carlos Chagas. Realizou estágio pós-doutoral de 6 meses (2019-2020) no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professora efetiva do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do CEFET/RJ campus Nova Iguaçu, aprovada em concurso público e atuando como professora de Física do Ensino Médio desde 2009. No âmbito do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências (LaPEC) do CEFET/RJ campus Nova Iguaçu desenvolve projetos de pesquisa e extensão e orienta alunos. É líder do grupo de pesquisa Políticas, Práticas e Currículo no Ensino Médio Integrado desde 2018. Tem experiência na área de Ensino, atuando como docente de Língua Espanhola desde 2002 e como docente de Física desde 2007. Em 2010 participou da Escola de Professores no CERN em Língua Portuguesa. Atualmente é Editora Associada da Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC). Tem interesse pela pesquisa em Ensino de Ciências, em especial, pelos seguintes temas: ensino-aprendizagem de ciências, teoria histórico-cultural, interação discursiva, metacognição, ensino por investigação, jogos didáticos. 

Paulo Victor Santos Souza, Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do Rio de Janeiro

Possui graduação em física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008), mestrado em ensino de física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011) e doutorado em física pela Universidade Federal Fluminense (2016). Possui também MBA em gestão de negócios pela Universidade de São Paulo (2020). É membro da Sociedade Brasileira de Física e da ABRAPEC. É professor associado I do Instituto Federal do Rio Janeiro. Participou, entre 2012 e 2016, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Sistemas Complexos, do CNPq. É docente no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física da Sociedade Brasileira de Física. Tem interesse sistemas complexos, teoria de jogos evolucionários, redes complexas e ensino de física.

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Publicado

2022-03-27

Como Citar

Nogueira, A. M., Pereira, M. M., & Souza, P. V. S. (2022). CIDADES INTELIGENTES COMO EIXO ESTRUTURANTE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO REMOTO. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 12(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/6924