A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O QUE PENSAM OS GRADUANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Palavras-chave:
História da Ciência, Ensino de Ciência, Educação BásicaResumo
A História da Ciência contribui para o ensino e aprendizagem de Ciências na Educação Básica, na medida em que possibilita contextualizar os conteúdos de ensino que fazem parte do currículo escolar e permite aos estudantes uma visão epistemológica em relação à Ciência. Este artigo é parte de uma pesquisa de pós-doutorado, em andamento, realizada com estudantes de Graduação em Ciências Biológicas. Esta etapa da investigação pautou-se pela ação-intervenção pedagógica, cujo objetivo foi verificar como os graduandos de um curso de Ciências Biológicas utilizariam a História da Ciência (HC) num contexto escolar. Participaram da pesquisa dez (10) graduandos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal Sul de Minas Gerais – Campus Machado/Brasil. Para a coleta de dados recorremos a uma questão proposta em sala de aula, após uma intervenção pedagógica onde o tema HC foi abordado. Os resultados apontam algumas estratégias passíveis de serem utilizadas para o trabalho com HC na Educação Básica, o que nos permite dizer que os sujeitos compreenderam a importância da abordagem sugerida na pesquisa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.