A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O QUE PENSAM OS GRADUANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores

  • Ricardo Pereira Sepini Universidade Cruzeiro do Sul - São Paulo/SP
  • Maria Delourdes Maciel Universidade Cruzeiro do Sul - São Paulo/SP

Palavras-chave:

História da Ciência, Ensino de Ciência, Educação Básica

Resumo

A História da Ciência contribui para o ensino e aprendizagem de Ciências na Educação Básica, na medida em que possibilita contextualizar os conteúdos de ensino que fazem parte do currículo escolar e permite aos estudantes uma visão epistemológica em relação à Ciência. Este artigo é parte de uma pesquisa de pós-doutorado, em andamento, realizada com estudantes de Graduação em Ciências Biológicas. Esta etapa da investigação pautou-se pela ação-intervenção pedagógica, cujo objetivo foi verificar como os graduandos de um curso de Ciências Biológicas utilizariam a História da Ciência (HC) num contexto escolar. Participaram da pesquisa dez (10) graduandos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal Sul de Minas Gerais – Campus Machado/Brasil. Para a coleta de dados recorremos a uma questão proposta em sala de aula, após uma intervenção pedagógica onde o tema HC foi abordado. Os resultados apontam algumas estratégias passíveis de serem utilizadas para o trabalho com HC na Educação Básica, o que nos permite dizer que os sujeitos compreenderam a importância da abordagem sugerida na pesquisa. 

Biografia do Autor

Ricardo Pereira Sepini, Universidade Cruzeiro do Sul - São Paulo/SP

Graduação em Ciências Biológicas pela Fundação Educacional de Machado-FEM (2007); Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL/ SP (2010). Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL/SP (2011-2014). Estágio de Pós-doutoramento em andamento na Universidade Cruzeiro do Sul - Unicsul/SP. Membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Ciência, Tecnologia e Sociedade - UNICSUL/SP. Membro da Associação Ibero-Americana CTS na Educação em Ciências (AIA_CTS). Membro do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CODEMA) no Município de Paraguaçu-MG. Atualmente vem desenvolvendo pesquisa principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Prática de Ensino, Sequência Didática, Ensino de Ciências e Metodologia Científica (Métodos e Técnicas de Pesquisa).

Maria Delourdes Maciel, Universidade Cruzeiro do Sul - São Paulo/SP

Maria Delourdes Maciel Graduação em História Natural/Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976); Mestrado em Educação (Supervisão e Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995); Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001); Pós-doutorado em Educação: formação de professores pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Professora Titular III - Quadro Permanente da Universidade Cruzeiro do Sul, onde atua como docente e pesquisadora na graduação e pós-graduação. Experiência profissional na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências e Biologia, com os seguintes temas: Currículo, Ensino e Formação de Professores; Ensino de Ciências e Biologia; Didática e Metodologia de Ensino; Recursos Didáticos; Natureza da Ciência e da Tecnologia (NdC&T)/Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no Currículo, no Ensino e na Formação de Professores. É representante brasileira na Diretoria da Associação Ibero-Americana Ciência-Tecnologia-Sociedade na Educação em Ciência (AIA-CTS); Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em CTS (NIEPCTS); Avaliadora ad hoc das Revistas IENCI (Investigações em Ensino de Ciências), Informática na Educação: teoria & prática; Ciência & Educação; Avaliadora ad hoc SINAES/MEC

Downloads

Publicado

2016-10-10

Como Citar

Sepini, R. P., & Maciel, M. D. (2016). A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O QUE PENSAM OS GRADUANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 6(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/3872