CIDADES INTELIGENTES COMO EIXO ESTRUTURANTE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO REMOTO
Palavras-chave:
Ensino Remoto, Ciência, Tecnologia e Sociedade, Aprendizagem Baseada em Projetos, InterdisciplinaridadeResumo
Neste trabalho apresentamos uma sequência didática interdisciplinar para o 9º ano do Ensino Fundamental. A proposta é baseada nos pressupostos do enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) e é implementada lançando mão da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Seu eixo estruturante é o conceito de cidade inteligente, associado ao desenvolvimento social e econômico sustentável. Com as atividades, propõe-se que os alunos reflitam sobre alguns dentre os muitos problemas de ordem social, econômica e ambiental que desafiam a sociedade atual e investiguem como a ciência e a tecnologia podem contribuir para uma possível solução sustentável desses problemas. A sequência didática foi inteiramente pensada para o contexto do ensino remoto, realidade que foi imposta a boa parte das escolas do Brasil e do mundo em virtude da Pandemia do COVID-19. Ela visa especialmente à formação do cidadão do século XXI, a qual pressupõe pensamento crítico, reflexão, trabalho em equipe e debate com base em argumentos fundamentados.Downloads
Publicado
2022-03-27
Como Citar
Nogueira, A. M., Pereira, M. M., & Souza, P. V. S. (2022). CIDADES INTELIGENTES COMO EIXO ESTRUTURANTE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO REMOTO. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 12(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/6924
Edição
Seção
Produtos Educacionais
Licença
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