A APROXIMAÇÃO DAS AULAS DE QUÍMICA NO CURSO NORMAL DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS EM CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I
Palavras-chave:
Ensino de Química. Formação de professores. Metodologias participativasResumo
Este trabalho tem por objetivo analisar uma prática de ensino de Químicaem um Cursode Formação de Professores do Ensino Médio visando a inserção de conceitos científicos no Ensino Fundamental I. Para tal, buscamos suporte teórico nas contribuições de Vygotsky e em autores que apontam para a necessária introdução de conceitos científicos inerentes à Química no Ensino Fundamental I. Para a pesquisa, de cunho qualitativo, fizemos da participação dos sujeitos, alunos do curso de formação de professores de nível médio de uma escola pública na cidade do Rio de Janeiro, uma constante. Junto aos alunos/professores construímos propostas de ensino contextualizadas que pudessem atender a necessidade da construção de conceitos científicos/químicos para essa faixa etária. A técnica de observação participante foi utilizada para coleta de dados, seguida pela análise reflexiva das estratégias de ensino adotada. Os resultados apontam que o empenho na elaboração e desenvolvimento das atividades propostas pelos próprios alunos, influenciaram na maneira de pensar Ciências no Ensino Fundamental I. Assim, percebemos que os futuros professores conseguiram aproximar o ensino de Química em sua etapa escolar aos conceitos científicos que serão trabalhados com seus futuros alunos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.