A APROXIMAÇÃO DAS AULAS DE QUÍMICA NO CURSO NORMAL DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS EM CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores

  • Marco Antonio Malta Moure SEEDUC - Instituto de Educação Rangel Pestana
  • Rose Mary Latini Departamento de Físico-Química/IQ/UFF e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências da Natureza/UFF

Palavras-chave:

Ensino de Química. Formação de professores. Metodologias participativas

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar uma prática de ensino de Químicaem um Cursode Formação de Professores do Ensino Médio visando a inserção de conceitos científicos no Ensino Fundamental I. Para tal, buscamos suporte teórico nas contribuições de Vygotsky e em autores que apontam para a necessária introdução de conceitos científicos inerentes à Química no Ensino Fundamental I. Para a pesquisa, de cunho qualitativo, fizemos da participação dos sujeitos, alunos do curso de formação de professores de nível médio de uma escola pública na cidade do Rio de Janeiro, uma constante. Junto aos alunos/professores construímos propostas de ensino contextualizadas que pudessem atender a necessidade da construção de conceitos científicos/químicos para essa faixa etária. A técnica de observação participante foi utilizada para coleta de dados, seguida pela análise reflexiva das estratégias de ensino adotada. Os resultados apontam que o empenho na elaboração e desenvolvimento das atividades propostas pelos próprios alunos, influenciaram na maneira de pensar Ciências no Ensino Fundamental I. Assim, percebemos que os futuros professores conseguiram aproximar o ensino de Química em sua etapa escolar aos conceitos científicos que serão trabalhados com seus futuros alunos.

Biografia do Autor

Rose Mary Latini, Departamento de Físico-Química/IQ/UFF e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências da Natureza/UFF

Possui doutorado e mestradoem Geociências-Geoquímica Ambiental, é Licenciada em Química e possui graduação em Química Industrial . Todos os títulos obtidos pela Universidade Federal Fluminense, onde é professora do Departamento de Físico-Química do Instituto de Química/UFF e do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza/ UFF, estando ligada à linha de pesquisa Ensino de Química. Na UFF desenvolve pesquisas na área de Arqueometria e Ensino de Química. Editora da Revista Ensino, Saúde e Ambiente e avaliadora em outros periódicos da área de ensino. Lidera, com a Profa. Luiza Rodrigues de Oliveira, o Grupo de Pesquisa Psicologia Histórico Cultural e as Práticas Sociais, cadastrado no Diretório de Grupos/CNPq. Em sua produção os temas principais são Ensino de Ciências, Educação para o Ambiente e Arqueometria.

Downloads

Publicado

2017-11-07

Como Citar

Moure, M. A. M., & Latini, R. M. (2017). A APROXIMAÇÃO DAS AULAS DE QUÍMICA NO CURSO NORMAL DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS EM CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 7(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4393