ANÁLISE DA ABORDAGEM DE FÍSICA NUCLEAR NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA

Luiz Marcelo Darroz, Cleci Teresinha Werner da Rosa, Júpiter Cirilo da Silva

Resumo


Apresentam-se, neste trabalho, os resultados de uma análise efetuada nas obras indicadas pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) – 2015 para a disciplina de Física, com o objetivo de identificar como o tema Física Nuclear tem sido contemplado e estruturado nesses materiais. Compuseram o corpus desta pesquisa as dez obras utilizadas pelas instituições públicas de Ensino Médio da região de Passo Fundo/RS. Como critério de análise, adotaram-se as categorias elaboradas por Souza e Germano (2009) para a área, que procuram evidenciar se os textos apresentam os conceitos de forma clara e coerente, com exemplos de aplicações, com característica social dos conteúdos e dos aspectos epistemológicos da construção da ciência, além de enfoque na interdisciplinaridade, despertando o estímulo para o prazerem conhecer. Os resultados indicam que, embora exista uma disparidade entre os livros analisados, essas obras podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos relacionados ao tópico investigado.


Palavras-chave


Física Nuclear. Livro didático. Ensino de Física.

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ISSN: 2238-2380

 

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