EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO PARA AS AULAS NO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS DA ESCOLA: UMA OFICINA PARA PROFESSORES

Paula Macedo Lessa dos Santos, Fabiana Lessa dos Santos, Luíza Melo de Aguiar Lira, Walter José Teixeira Júnior, Taís Cristina de Lima

Resumo


A experimentação para o ensino de ciências é bem aceita tanto por estudantes como por professores, pois é uma estratégia didática que propicia a articulação entre a teoria e o fenômeno relacionados ao conhecimento trabalhado nas aulas. A motivação e a ludicidade associadas a uma aula experimental também são aspectos relevantes a serem considerados pelo professor e que podem contribuir para a aprendizagem dos alunos. Aliados a estes fatores, a existência de um laboratório de ciências na escola pode ser encorajadora para a equipe docente explorar o potencial pedagógico de tal espaço. Neste trabalho é relatado o desenvolvimento e a realização de uma oficina para professores de ciências do município de Cabo Frio-RJ em que foram oferecidas atividades com materiais de baixo custo e de fácil aquisição para aulas no laboratório de ciências das escolas. A estrutura conceitual da proposta vislumbrou a inter-relação entre os temas saúde, alimentos e energias renováveis, o currículo escolar e a realidade local. Os resultados apontam para a viabilidade das atividades propostas na escola, segundo a avaliação dos docentes, e que os problemas ambientais são os que mais preocupam os professores da região.


Palavras-chave


experimentação no ensino de ci~encias; formação de professores; Cabo Frio

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2238-2380

 

Indexadores:

Latindex,  Diadorim, Google AcadêmicoSumarios.OrgCapes .periodicos.

 

Anti-plágio