DISCUTINDO PROPOSTAS ALTERNATIVAS AO ENSINO DE “FUNÇÕES INORGÂNICAS” POR MEIO DE FERRAMENTAS DIGITAIS

Autores

  • Fabiane Pereira Martins SEEDUC, IQ-UFRJ
  • Rodrigo Volcan Almeida IQ/UFRJ
  • Marcelo Hawrylak Herbst UFRRJ
  • Cristiana de Barcellos Passinato IQ/UFRJ

Palavras-chave:

ensino-aprendizagem, ácido de Arrhenius, acidez e basicidade, mídias eletrônicas

Resumo

Ao trabalhar o tema “funções inorgânicas” no ensino médio, desenvolve-se uma série de definições e classificações que estão relacionadas fundamentalmente às fórmulas das substâncias químicas e não à maneira como reagem. Além disso, todo este conteúdo entra em contradição quando os conceitos de acidez e basicidade são lecionados. Em função disto, este trabalho tem como objetivo divulgar estratégias didáticas desenvolvidas no decorrer de uma pesquisa que visava a propostas alternativas de ensino das chamadas “funções inorgânicas”, considerando-as como obstáculos epistemológicos. Foram criados meios digitais gratuitos (blog, página e grupo no Facebook®) para fomentar discussões e traçar estas alternativas, tendo como marco teórico as noções de obstáculo epistemológico e de objetivo-obstáculo. A partir das ferramentas digitais, enquetes foram publicadas com o objetivo de verificar a opinião dos educadores sobre a pesquisa desenvolvida e se os mesmos reforçam obstáculos epistemológicos ao ensinar “funções inorgânicas”. As ferramentas digitais proporcionaram grande visibilidade, principalmente a página no Facebook®, o que nos permite concluir que podem representar espaços para discussões que atuem no engajamento inicial para o desenvolvimento de novas estratégias de ensino. 

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Publicado

2018-12-23

Como Citar

Martins, F. P., Almeida, R. V., Herbst, M. H., & Passinato, C. de B. (2018). DISCUTINDO PROPOSTAS ALTERNATIVAS AO ENSINO DE “FUNÇÕES INORGÂNICAS” POR MEIO DE FERRAMENTAS DIGITAIS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 8(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4709