REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: IDENTIFICANDO REPRESENTAÇÕES E APREENSÕES NO ESTUDO DE TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO

Juliane Carla Berlanda, Inês Farias Ferreira

Resumo


Com o presente artigo, decorrente de uma pesquisa de mestrado, pretendemos, por meio da teoria dos Registros de Representação Semiótica, discutir aspectos relacionados às apreensões sequencial, perceptiva, discursiva e operatória em geometria do objeto matemático trigonometria no triângulo retângulo. Tais elementos auxiliam na compreensão de como se dá a aprendizagem da geometria e na minimização de algumas dificuldades em sua aprendizagem. Nesse sentido, este trabalho se constitui a partir de alguns exemplos retirados de livros didáticos do 1º ano do ensino médio. Nas atividades apresentadas, pode-se notar a importância das apreensões em geometria, pois, com base na exploração heurística de uma figura, é possível criar conjecturas e realizar as indagações corretas sobre ela.


Palavras-chave


Registros de representação semiótica. Apreensões em geometria. Trigonometria no triângulo retângulo.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2238-2380

 

Indexadores:

Latindex,  Diadorim, Google AcadêmicoSumarios.OrgCapes .periodicos.

 

Anti-plágio