REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: IDENTIFICANDO REPRESENTAÇÕES E APREENSÕES NO ESTUDO DE TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO
Palavras-chave:
Registros de representação semiótica. Apreensões em geometria. Trigonometria no triângulo retângulo.Resumo
Com o presente artigo, decorrente de uma pesquisa de mestrado, pretendemos, por meio da teoria dos Registros de Representação Semiótica, discutir aspectos relacionados às apreensões sequencial, perceptiva, discursiva e operatória em geometria do objeto matemático trigonometria no triângulo retângulo. Tais elementos auxiliam na compreensão de como se dá a aprendizagem da geometria e na minimização de algumas dificuldades em sua aprendizagem. Nesse sentido, este trabalho se constitui a partir de alguns exemplos retirados de livros didáticos do 1º ano do ensino médio. Nas atividades apresentadas, pode-se notar a importância das apreensões em geometria, pois, com base na exploração heurística de uma figura, é possível criar conjecturas e realizar as indagações corretas sobre ela.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.