REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: IDENTIFICANDO REPRESENTAÇÕES E APREENSÕES NO ESTUDO DE TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO

Autores

Palavras-chave:

Registros de representação semiótica. Apreensões em geometria. Trigonometria no triângulo retângulo.

Resumo

Com o presente artigo, decorrente de uma pesquisa de mestrado, pretendemos, por meio da teoria dos Registros de Representação Semiótica, discutir aspectos relacionados às apreensões sequencial, perceptiva, discursiva e operatória em geometria do objeto matemático trigonometria no triângulo retângulo. Tais elementos auxiliam na compreensão de como se dá a aprendizagem da geometria e na minimização de algumas dificuldades em sua aprendizagem. Nesse sentido, este trabalho se constitui a partir de alguns exemplos retirados de livros didáticos do 1º ano do ensino médio. Nas atividades apresentadas, pode-se notar a importância das apreensões em geometria, pois, com base na exploração heurística de uma figura, é possível criar conjecturas e realizar as indagações corretas sobre ela.

Biografia do Autor

Juliane Carla Berlanda, Universidade Federal de Santa Maria

Possuo graduação em Matemática pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Erechim RS, especialização em Matemática, Mídias Digitais e Didática: Tripé para Formação do Professor de Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Mestrado em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física - PPGEMEF, pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Atuo como professora de Matemática nos anos finais do ensino fundamental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jaguaretê (Erechim RS), e como professora de Matemática do ensino médio no Colégio Marista Medianeira (Erechim RS).

Inês Farias Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria

Docente do Departamento de Matemática. Área de atuação: Educação Matemática na linha de pesquisa de Uso de Tecnologias em Educação Matemática.

Downloads

Publicado

2019-05-09

Como Citar

Berlanda, J. C., & Ferreira, I. F. (2019). REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: IDENTIFICANDO REPRESENTAÇÕES E APREENSÕES NO ESTUDO DE TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 9(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5142