RODAS DE CONVERSAS E OFICINAS PEDAGÓGICAS: UMA POSSÍVEL ESTRATÉGIA PARA SENSIBILIZAR E REFLETIR SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Cleusa Inês Ziesmann, Cleiton Edmundo Baumgratz, Tailine Penedo Batista, Eloisa da Silva Pauletti

Resumo


A busca por melhorias na qualidade do ensino de Ciências nas escolas exige de todos os professores a continuidade da sua formação e, ainda, práticas pedagógicas que propiciem a sua participação nas atividades em sala de aula. O estudo ora apresentado resulta de oficinas realizadas por acadêmicos do curso de Ciências Biológicas – Licenciatura, componente curricular Estágio Supervisionado II: Educação não Formal, disciplina de Linguagens, e segue a orientação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de um trabalho transversal. O objetivo é a sensibilização sobre o correto descarte de resíduos e a reflexão acerca do consumo excessivo de materiais com vistas à preservação do meio ambiente e à formação cidadã e ambiental dos estudantes. Para o desenvolvimento das atividades foram realizadas oficinas de investigação sobre a correta destinação de resíduos e, ainda, sobre o período/tempo necessário para a degradação dos respectivos materiais observados. Na análise dos dados foram realizadas rodas de conversas e debates a respeito da correta produção e descarte do lixo, com base no aporte teórico da área de Ciências e Análise de Conteúdo. Os resultados apontam que a metodologia aplicada motivou todos os estudantes a participarem com criticidade das rodas de conversa, fortalecendo o diálogo e a reflexão acerca da valorização do (re)pensar e do (re)significar conceitos sobre a Educação Ambiental, proporcionando, assim, maior consciência e responsabilidade de cada um na sociedade.


Palavras-chave


Prática de educação ambiental. Aprendizagem significativa. Meio ambiente. Educação.

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ISSN: 2238-2380

 

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