RODAS DE CONVERSAS E OFICINAS PEDAGÓGICAS: UMA POSSÍVEL ESTRATÉGIA PARA SENSIBILIZAR E REFLETIR SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Palavras-chave:
Prática de educação ambiental. Aprendizagem significativa. Meio ambiente. Educação.Resumo
A busca por melhorias na qualidade do ensino de Ciências nas escolas exige de todos os professores a continuidade da sua formação e, ainda, práticas pedagógicas que propiciem a sua participação nas atividades em sala de aula. O estudo ora apresentado resulta de oficinas realizadas por acadêmicos do curso de Ciências Biológicas – Licenciatura, componente curricular Estágio Supervisionado II: Educação não Formal, disciplina de Linguagens, e segue a orientação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de um trabalho transversal. O objetivo é a sensibilização sobre o correto descarte de resíduos e a reflexão acerca do consumo excessivo de materiais com vistas à preservação do meio ambiente e à formação cidadã e ambiental dos estudantes. Para o desenvolvimento das atividades foram realizadas oficinas de investigação sobre a correta destinação de resíduos e, ainda, sobre o período/tempo necessário para a degradação dos respectivos materiais observados. Na análise dos dados foram realizadas rodas de conversas e debates a respeito da correta produção e descarte do lixo, com base no aporte teórico da área de Ciências e Análise de Conteúdo. Os resultados apontam que a metodologia aplicada motivou todos os estudantes a participarem com criticidade das rodas de conversa, fortalecendo o diálogo e a reflexão acerca da valorização do (re)pensar e do (re)significar conceitos sobre a Educação Ambiental, proporcionando, assim, maior consciência e responsabilidade de cada um na sociedade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.