ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO A PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE DERIVADOS DA MANDIOCA

Autores

Palavras-chave:

Tendência em Educação Matemática. Proposta didática. Derivados da mandioca. Aprendizagem.

Resumo

Este artigo tem como objetivo propor uma sequência didática para o ensino adição, divisão, multiplicação e porcentagem. Essa proposição é advinda das orientações metodológicas da Educação Matemática e baseada nos dados obtidos em uma pesquisa de campo realizada no Povoado Floresta, zona rural de Araguaína/TO, com enfoque no processo de fabricação e venda de derivados da mandioca. Parte desta exploração, dedicou-se a pesquisa bibliográfica onde foram reunidos conceitos referentes a três das Tendências em Educação Matemática mais difundidas no Brasil, a saber: Resolução de problemas, Etnomatemática e Modelagem Matemática. A propositura resultante desta pesquisa, intenciona despertar o interesse nos alunos pelo que está sendo trabalhado. Os resultados foram expressos em termos de vislumbrar possibilidades de organização de métodos de ensino baseados nas produções do campo da Educação Matemática a fim de produzir uma aprendizagem significativa.

Biografia do Autor

Thalia Jane Ferreira Dias, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins - UFT.  Atualmente é Professora da Escola Estadual Alfredo Nasser.

Rogerio dos Santos Carneiro, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Doutor em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/REAMEC); Mestre em Educação Matemática, Universidade Severino Sombra (USS); Licenciado em Matemática, Universidade Estadual de Goiás (UEG); possui Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia de Ensino e Pesquisa na Educação Matemática e Física, Faculdade Católica de Anápolis; Pós-Graduação Lato Sensu em Educação em Direitos Humanos, Universidade Federal do Tocantins (UFT), e Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Produção, Universidade Cândido Mendes (UCAM). Integrante do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT-Brasil) e líder do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre as Perspectivas Históricas e Atuais da Educação Matemática e Matemática (PHEMAT). Professor Adjunto da Universidade Federal do Norte Tocantins - UFNT, docente da Licenciatura em Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim) e do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), Centro de Ciências Integradas (CCI), Araguaína. Atua nas áreas: Educação Matemática; História da Educação Matemática; Educação Financeira e Matemática.

Raylson dos Santos Carneiro, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA / EDUCANORTE), Universidade Federal do Tocantins (UFT); Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins (UFT); Graduado em Licenciatura Plena em Matemática, pela Universidade Estadual de Goiás (UEG); Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade de Gurupi (UNIRG); Possui Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia de Ensino e Pesquisa na Educação Matemática e Física, pela Faculdade Católica de Anápolis. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Saberes e Fazeres em Contextos Socioculturais e Educacionais (GEPEFAZE). Integrante do Grupo de Pesquisa em Sustentabilidade de Solos e Recursos Hídricos. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre as Perspectivas Históricas e Atuais da Educação Matemática e Matemática (PHEMAT). Professor Efetivo da Universidade Federal do Tocantins - UFT, curso de Engenharia Floresta. Atua nas áreas: Educação Matemática; Educação e Matemática.

Sinval de Oliveira, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFT

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Rio Claro - SP (2013). Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Licenciado em Matemática pela Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de União da Vitória PR- FAFI (1990).  Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Norte do Tocantins atuando no Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Ciências Integradas (CCI), Araguaína. Tem interesse por linhas de pesquisas relacionadas a Etnomatemática, Educação Indígena, Formação de Professores de Matemática.

Downloads

Publicado

2023-04-15

Como Citar

Dias, T. J. F., Carneiro, R. dos S., Carneiro, R. dos S., & Oliveira, S. de. (2023). ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO A PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE DERIVADOS DA MANDIOCA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 13(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5875