ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO A PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE DERIVADOS DA MANDIOCA
Palavras-chave:
Tendência em Educação Matemática. Proposta didática. Derivados da mandioca. Aprendizagem.Resumo
Este artigo tem como objetivo propor uma sequência didática para o ensino adição, divisão, multiplicação e porcentagem. Essa proposição é advinda das orientações metodológicas da Educação Matemática e baseada nos dados obtidos em uma pesquisa de campo realizada no Povoado Floresta, zona rural de Araguaína/TO, com enfoque no processo de fabricação e venda de derivados da mandioca. Parte desta exploração, dedicou-se a pesquisa bibliográfica onde foram reunidos conceitos referentes a três das Tendências em Educação Matemática mais difundidas no Brasil, a saber: Resolução de problemas, Etnomatemática e Modelagem Matemática. A propositura resultante desta pesquisa, intenciona despertar o interesse nos alunos pelo que está sendo trabalhado. Os resultados foram expressos em termos de vislumbrar possibilidades de organização de métodos de ensino baseados nas produções do campo da Educação Matemática a fim de produzir uma aprendizagem significativa.Downloads
Publicado
2023-04-15
Como Citar
Dias, T. J. F., Carneiro, R. dos S., Carneiro, R. dos S., & Oliveira, S. de. (2023). ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO A PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE DERIVADOS DA MANDIOCA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 13(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5875
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.