ATITUDES DE ALUNOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA E O DESEMPENHO ACADÊMICO

Autores

Palavras-chave:

Atitudes, desempenho acadêmico, Licenciatura em Matemática, mudança Ensino Médio à Educação Superior.

Resumo

Atualmente, a preocupação com as atitudes dos alunos em relação ao processo ensino e aprendizagem tem adquirido um interesse renovado, em grande parte devido à extensão da educação, bem como as dificuldades enfrentadas por esses no processo ensino e aprendizagem. As atitudes podem ser determinadas por circunstâncias, episódios ou incidentes críticos para a configuração de um julgamento geral. Portanto, o objetivo deste estudo é analisar a atitude em relação à matemática e o desempenho acadêmico de estudantes de um curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade federal do estado de Minas Gerais. Neste estudo utilizamos para explorar as atitudes uma escala do tipo Likert de cinco pontos, que traz vinte e um itens dando ênfase a apreciação, a avaliação e a autoconfiança relacionada à matemática. A utilização da Análise Fatorial gerou cinco fatores que indicam sentimento positivo pelas aulas de Matemática (AMat), pela Matemática como Ciência (CiMat), em relação ao estudo e desempenho em Matemática (DeMat), por ter que cursar a Licenciatura em Matemática (LiMat) e em relação ao fazer matemático (FMat). Os resultados ainda indicam que os alunos mais bem classificados no processo seletivo ao Ensino Superior (Vestibular) apresentam atitudes mais positivas em relação à Matemática e ao domínio que determina os sentimentos em relação ao estudo e desempenho em Matemática (DeMat). Além disso, o conceito padronizado ao final dos três primeiros semestres da Licenciatura em Matemática gera atitudes positivas em relação aos sentimentos voltados aos estudo e desempenho em Matemática (DeMat).

Biografia do Autor

Ailton Paulo de Oliveira Júnior, UFABC

Possui graduação em Ciências Estatísticas pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (1988), Licenciatura em Matemática pela Universidade Católica de Brasília (2005), Mestrado em Pesquisa Operacional pelo Instituto Militar de Engenharia (1991), Doutorado em Educação (Didática, Práticas Escolares e Técnicas de Ensino) pela Universidade de São Paulo (2003) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professor do curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Matemática, Computação e Cognição da UFABC; do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação Strict Sensu em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro; coordenador do sub-projeto Matemática Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, coordenador do projeto aprovado no edital Universal da FAPEMIG: A Utilização Da Metodologia De Resolução de Problemas no Ensino de Estatística, Probabilidade e Análise Combinatória na Educação Básica. Coordenador do Grupo de Estudos em Educação Estatística e Matemática - GEEM, certificado junto ao CNPq.

Henrique Grabalos Silva, UFTM

Possui Graduação em Licenciatura em Matemática na UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.Fez Mestrado em Educação na UFTM (2015-2017) e trabalha com fatores relacionados ao desempenho acadêmico (Ensino médio à Educação Superior). Está vinculado ao Grupo de Estudos em Educação Estatística e Matemática - GEEM, certificado junto ao CNPq, na linha de pesquisa AVALIAÇÃO DE ATITUDES E DESEMPENHO DE PROFESSORES E ALUNOS EM RELAÇÃO AO ENSINO DE PROBABILIDADE, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA. Fez estagio docente (2015-2017) em Bioestatística, atuando também como monitor. Participou do PET Matemática-Programa de Educação Tutorial durante 4 anos. Trabalhou com temas relacionados a Ensino e Pesquisa, atuando na área de Álgebra - Produto exterior de R vetores no r^n e Análise na reta. Ministra cursos relacionados a Elétroeletronica, a placa Arduino e suas programações.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Como Citar

Oliveira Júnior, A. P. de, & Silva, H. G. (2021). ATITUDES DE ALUNOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA E O DESEMPENHO ACADÊMICO. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 11(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5677