ATITUDES DE ALUNOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA E O DESEMPENHO ACADÊMICO
Palavras-chave:
Atitudes, desempenho acadêmico, Licenciatura em Matemática, mudança Ensino Médio à Educação Superior.Resumo
Atualmente, a preocupação com as atitudes dos alunos em relação ao processo ensino e aprendizagem tem adquirido um interesse renovado, em grande parte devido à extensão da educação, bem como as dificuldades enfrentadas por esses no processo ensino e aprendizagem. As atitudes podem ser determinadas por circunstâncias, episódios ou incidentes críticos para a configuração de um julgamento geral. Portanto, o objetivo deste estudo é analisar a atitude em relação à matemática e o desempenho acadêmico de estudantes de um curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade federal do estado de Minas Gerais. Neste estudo utilizamos para explorar as atitudes uma escala do tipo Likert de cinco pontos, que traz vinte e um itens dando ênfase a apreciação, a avaliação e a autoconfiança relacionada à matemática. A utilização da Análise Fatorial gerou cinco fatores que indicam sentimento positivo pelas aulas de Matemática (AMat), pela Matemática como Ciência (CiMat), em relação ao estudo e desempenho em Matemática (DeMat), por ter que cursar a Licenciatura em Matemática (LiMat) e em relação ao fazer matemático (FMat). Os resultados ainda indicam que os alunos mais bem classificados no processo seletivo ao Ensino Superior (Vestibular) apresentam atitudes mais positivas em relação à Matemática e ao domínio que determina os sentimentos em relação ao estudo e desempenho em Matemática (DeMat). Além disso, o conceito padronizado ao final dos três primeiros semestres da Licenciatura em Matemática gera atitudes positivas em relação aos sentimentos voltados aos estudo e desempenho em Matemática (DeMat).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.