OFICINA DE TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR PEDAGOGO
Palavras-chave:
Tecnologias digitais. Ensino de Matemática, Formação do professor,Resumo
A utilização das Tecnologias Digitais (TD) em atividades práticas durante a formação inicial do professor pode ser um meio de informar e capacitar os acadêmicos para o uso de tais recursos em sala de aula. Diante disso, ofertamos uma oficina com a temática de utilização de TD no ensino de Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental para acadêmicos do curso de Pedagogia de uma instituição privada de Ensino Superior de Curitiba, a fim de verificar quais seriam as influências desse processo formativo na elaboração de um plano de aula. Realizamos um estudo de caso, por meio de uma abordagem qualitativa. Desenvolvemos atividades programadas com o Kahoot, QR Code, Programaê! e objetos de aprendizagem. A partir dessas atividades, concluímos que a pesquisa mostrou influências favoráveis para o uso de TD nos processos educacionais de Matemática, propiciando momentos de trabalho coletivo e planejamento de aulas para futura aplicação no ambiente escolar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.