OFICINA DE TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR PEDAGOGO

Autores

  • Flavia Sucheck Mateus da Rocha Universidade Federal do Paraná Centro Universitário Internacional Uninter
  • Taniele Loss Nesi Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Marcelo Souza Motta Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Marco Aurélio Kalinke Universidade Tecnológica Federal do Paraná http://orcid.org/0000-0002-5484-1724

Palavras-chave:

Tecnologias digitais. Ensino de Matemática, Formação do professor,

Resumo

A utilização das Tecnologias Digitais (TD) em atividades práticas durante a formação inicial do professor pode ser um meio de informar e capacitar os acadêmicos para o uso de tais recursos em sala de aula. Diante disso, ofertamos uma oficina com a temática de utilização de TD no ensino de Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental para acadêmicos do curso de Pedagogia de uma instituição privada de Ensino Superior de Curitiba, a fim de verificar quais seriam as influências desse processo formativo na elaboração de um plano de aula. Realizamos um estudo de caso, por meio de uma abordagem qualitativa. Desenvolvemos atividades programadas com o Kahoot, QR Code, Programaê! e objetos de aprendizagem. A partir dessas atividades, concluímos que a pesquisa mostrou influências favoráveis para o uso de TD nos processos educacionais de Matemática, propiciando momentos de trabalho coletivo e planejamento de aulas para futura aplicação no ambiente escolar.

Biografia do Autor

Flavia Sucheck Mateus da Rocha, Universidade Federal do Paraná Centro Universitário Internacional Uninter

Doutoranda em Educação em Ciências e em Matemática pela UFPR. Mestre em Educação em Ciências e em Matemática pela UFPR. Professora do Centro Universitário Internacional Uninter, na Escola Superior de Educação. Possui Licenciatura em Matemática e especialização em Metodologia do Ensino de Matemática.

Taniele Loss Nesi, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela UTFPR (2018); possui especialização em Metodologia do Ensino de Matemática pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (2011); formada em Licenciatura em Matemática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET/PR) em 2002. É integrante do GPTEM (Grupo de Pesquisa sobre Tecnologias na Educação Matemática), do grupo GPINTEDUC (Grupo de Pesquisa em Inovação e Tecnologias na Educação) e do grupo EAD, Presencial e o Híbrido: vários cenários profissionais, de gestão, de currículo, de aprendizagem e políticas públicas. Atualmente é professora de matemática do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) pela Secretaria Municipal da Educação de Curitiba; e professora nos cursos de Licenciatura em Matemática e Bacharelado em Matemática no Centro Universitário Internacional Uninter. Desde 2018 é professora supervisora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/PUCPR em Curitiba. 

Marcelo Souza Motta, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor Adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Assessor de Licenciaturas da Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Câmpus Curitiba. Assessor didático-tecnológico da Coordenação de Tecnologia na Educação (COTED/CT). Coordenador do Núcleo de Inovação e Tecnologias para a Aprendizagem e Desempenho Profissional. Professor do Departamento Acadêmicos de Matemática (DAMAT/CT). Professor Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência e Matemática (PPGECM). Doutor em Ensino de Ciências e Matemática. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática.

Marco Aurélio Kalinke, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Educação Matemática pela PUC-SP, tem pós-doutorado pela Universidade de Milão (Clínica del Lavoro Luigi Devoto), mestrado em Educação pela UFPR e graduação em Matemática pela UTP-PR. Atualmente é professor Adjunto 4, com Dedicação Exclusiva, da UTFPR e membro dos corpos docentes do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da UFPR e do Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da UTFPR.

Downloads

Publicado

2023-12-14

Como Citar

Rocha, F. S. M. da, Nesi, T. L., Motta, M. S., & Kalinke, M. A. (2023). OFICINA DE TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR PEDAGOGO. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 13(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5855