EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR: ANÁLISE DE ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA DE UM LIVRO DE MATEMÁTICA DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Fabiana Gomes Silva, Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa

Resumo


 Este artigo apresenta a análise das orientações dadas aos professores e das atividades de Educação Financeira (EF) de um material didático de Matemática, composto por quatro volumes, do 4º ano do Ensino Fundamental. Como metodologia, foi feita uma apreciação crítica documental, considerando cada atividade e seus subtópicos, categorizando e descrevendo os contextos nos quais são abordadas. Como aporte teórico, foi utilizada a Educação Matemática Crítica (EMC), com foco nos ambientes de aprendizagem de Skovsmose. Como resultado, observou-se que os livros abordam a EF transversalmente em várias disciplinas, o que foi considerado positivo. O trabalho com a EF está de acordo com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Quanto aos ambientes de aprendizagem de Skovsmose, considerando apenas as atividades do Livro do Aluno, a classificação ficou em 50% com potencial para cenários para investigação e, depois da análise das orientações contidas no Livro do Professor, o percentual aumentou para 75%. Destaca-se, portanto, a importância das orientações aos professores do material didático e das atividades conterem elementos capazes de provocar a criticidade dos estudantes.


Palavras-chave


Educação Financeira Escolar. Educação Matemática Crítica. Análise de atividades. Livro Didático. Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Texto completo:

PDF e6207

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2238-2380

 

Indexadores:

Latindex,  Diadorim, Google AcadêmicoSumarios.OrgCapes .periodicos.

 

Anti-plágio