EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR: ANÁLISE DE ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA DE UM LIVRO DE MATEMÁTICA DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

Palavras-chave:

Educação Financeira Escolar. Educação Matemática Crítica. Análise de atividades. Livro Didático. Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Resumo

 Este artigo apresenta a análise das orientações dadas aos professores e das atividades de Educação Financeira (EF) de um material didático de Matemática, composto por quatro volumes, do 4º ano do Ensino Fundamental. Como metodologia, foi feita uma apreciação crítica documental, considerando cada atividade e seus subtópicos, categorizando e descrevendo os contextos nos quais são abordadas. Como aporte teórico, foi utilizada a Educação Matemática Crítica (EMC), com foco nos ambientes de aprendizagem de Skovsmose. Como resultado, observou-se que os livros abordam a EF transversalmente em várias disciplinas, o que foi considerado positivo. O trabalho com a EF está de acordo com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Quanto aos ambientes de aprendizagem de Skovsmose, considerando apenas as atividades do Livro do Aluno, a classificação ficou em 50% com potencial para cenários para investigação e, depois da análise das orientações contidas no Livro do Professor, o percentual aumentou para 75%. Destaca-se, portanto, a importância das orientações aos professores do material didático e das atividades conterem elementos capazes de provocar a criticidade dos estudantes.

Biografia do Autor

Fabiana Gomes Silva, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Mestranda em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE (Edumatec). Graduada em Pedagogia (2018) pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente realiza pesquisa em Educação Matemática com ênfase em Educação Financeira. Participante do Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem da Matemática na Educação Básica (GREDAM)Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, atuando principalmente nos seguintes temas: recursos didáticos em aulas de Matemática e Educação Financeira.

Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Pesquisadora e professora do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC), da UFPE.

Downloads

Publicado

2021-11-17

Como Citar

Silva, F. G., & Pessoa, C. A. dos S. (2021). EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR: ANÁLISE DE ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA DE UM LIVRO DE MATEMÁTICA DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 11(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/6207