Os Fundamentos da Liberdade, a atualidade da obra de Friedrich A. Hayek

Autores

  • Jacqueline de Cassia Pinheiro Lima UNIGRANRIO

Palavras-chave:

Fundamentos da Liberdade-Hayek-Resenha

Resumo

No momento em que vivemos hoje na sociedade brasileira e mesmo mundial torna-se imprescindível chamar para a discussão o conceito e as aplicações de valores como a liberdade. Embora o texto em questão tenha sido escrito em 1960, traz questões bastantes atuais para serem discutidas. F. Hayek aponta em sua obra, Os Fundamentos da Liberdade, que desde o século XIX os princípios básicos da civilização ocidental, dentre eles, a liberdade, vem sendo cada vez menos respeitados. As lideranças intelectuais, portanto, vêm se preocupando com um mundo melhor, já que estão desiludidos com o mundo já proposto. Há que se tomar cuidado, segundo o autor, pois o espírito da iniciativa individual está ausente, o que retira a possibilidade de se encontrar uma sociedade viável. Hayek alerta sua preocupação particular com os problemas de política econômica, ao escrever a obra, mas aos poucos foi transformando sua preocupação com os princípios básicos de uma filosofia da liberdade.

Biografia do Autor

Jacqueline de Cassia Pinheiro Lima, UNIGRANRIO

Pós-Doutorado em História-UERJ; Doutorado em Sociologia-IUPERJ; Mestre em História Social da Cultura-PUC-Rio; Graduada em História-UERJ. Professora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas da UNIGRANRIO.

Downloads

Publicado

2013-10-18

Como Citar

Pinheiro Lima, J. de C. (2013). Os Fundamentos da Liberdade, a atualidade da obra de Friedrich A. Hayek. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 1(38). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/2070

Edição

Seção

Resenhas, Memórias e Novas Leituras