ATIVIDADES DE COMPREENSÃO TEXTUAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM OLHAR SOBRE A COLEÇÃO PORTUGUÊS LINGUAGENS – ENSINO MÉDIO (1994-2013)

SILVIO PROFIRIO DA SILVA, Josete Marinho de Lucena

Resumo


Este trabalho tem como objetivo conhecer o espaço dado às atividades de compreensão de texto na Coleção Português Linguagens – Ensino Médio (1994-2013). Decorrente deste, pretendemos: (a) conhecer a concepção de leitura presente nos manuais que compõem cada coleção; (b) comparar o enfoque dado às atividades de compreensão textual nesses manuais. Os resultados das análises evidenciam que a Coleção Português Linguagens – Ensino Médio (1994-2013) passou por um amplo processo de moldagem, que abrange uma ampliação considerável do espaço concedido às atividades de compreensão textual, bem como aos gêneros do discurso procedentes de distintas esferas comunicativas. O processo de modificações na organização estrutural engloba também a adoção de uma nova concepção de leitura como atribuição/construção de sentido, respaldada por diferenciadas práticas cognitivas.


Palavras-chave


Livros didáticos; atividades de compreensão textual; espaço.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.