FLIPPED CLASSROOM: UMA NOVA MANEIRA DE APRENDER E ENSINAR LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO

Lilia Costa Gonçalves, Mariana Portela Valente de Souza

Resumo


As mudanças na sociedade têm levado professores e pesquisadores a repensarem o formato da sala de aula tradicional a fim de envolver os discentes a participarem ativamente do processo educacional. As metodologias ativas surgem como uma possibilidade de criar espaços de aprendizagem ativos para oportunizar formas de aprendizagem significativas para os alunos.  A partir desta compreensão, o objetivo do presente trabalho é tratar acerca do uso das metodologias ativas, especificamente a Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom), para o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio. Pretende-se mostrar que através de uma metodologia mais ativa é possível preencher prováveis lacunas deixadas pelo tradicionalismo, minimizar a dependência do aluno sob o professor, ampliar as interações aluno-professor e aluno-aluno e otimizar o tempo, obtendo, consequentemente, um melhor desempenho. 


Palavras-chave


Sala de Aula Invertida, Língua Portuguesa, Ensino Médio.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.