A Mensageira, um periódico feminista do século XIX

Autores

  • Guilherme Barp Universidade de Caxias do Sul
  • Cecil Jeanine Albert Zinani Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

periodismo feminista, Estudos de Gênero, A Mensageira

Resumo

Este artigo tem o propósito de investigar aspectos que compõem a revista literária A Mensageira, a fim de analisar a sua relação com o periodismo e as mulheres do século XIX. Para tanto, aportes teóricos dos Estudos de Gênero e da história da imprensa subsidiam o desenvolvimento deste estudo, a partir de uma pesquisa de revisão bibliográfica. Verificou-se que o periódico possui caráter progressista, situando-se na imprensa feminista do século XIX. Além disso, abordou temas inusitados para a época, em relação à mulher, como o direito ao voto e à educação. Por fim, é possível observar que se constituiu como um veículo de resistência para o sujeito feminino desse período e que, apesar de pouco explorada no meio acadêmico, pode ser considerada um corpus de estudo relevante.

Biografia do Autor

Guilherme Barp, Universidade de Caxias do Sul

Acadêmico do curso de Licenciatura em Letras - Inglês da Universidade de Caxias do Sul. Atuou como bolsista voluntário de iniciação científica, em 2017, no projeto de pesquisa intitulado "A leitura do texto literário na perspectiva dos Estudos Culturais de Gênero e da Regionalidade" (LEITURA), coordenado pela Profa. Dra. Salete Rosa Pezzi dos Santos. É bolsista de iniciação científica PROBIC-FAPERGS, desde o segundo semestre de 2017, no projeto "Leitura sob o signo do gênero: recepção do texto literário e regionalidade" (LEITORA1), dirigido pela Profa. Dra. Cecil Jeanine Albert Zinani. Possui a certificação CELTA - Certificate in English Language Teaching to Adults, oferecida pela Universidade de Cambridge (Inglaterra).

Cecil Jeanine Albert Zinani, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Letras - Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui estágio pós-doutoral em Letras - História da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora no Programa de Pós-Graduação em Letras e Cultura e no Curso de Letras da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Coordenadora dos projetos de pesquisa “Leitura sob signo do gênero: recepção do texto literário e regionalidade” (LEITORA1) e “Reiluminação de escritos de autoria feminina na revista A Mensageira” (MENSAGEIRA).

Downloads

Publicado

2019-12-19

Como Citar

Barp, G., & Albert Zinani, C. J. (2019). A Mensageira, um periódico feminista do século XIX. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 21(47). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/5908

Edição

Seção

Artigos