A internacionalização do Ensino Superior: impactos no corpo técnico administrativo

Autores

  • Izabel Dias Souza PPGA/UNIGRANRIO
  • Ana Lucia Guedes PPGA/UNIGRANRIO

Palavras-chave:

Internacionalização, Ensino Superior

Resumo

A questão central que norteou este artigo foi investigar como o processo de internacionalização da Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) impacta nos programas de capacitação destinados aos servidores técnicos administrativos em educação (TAEs) que atuam, exclusivamente, em setores de relações internacionais (RI). A revisão da literatura sugere que a globalização e a mercantilização do ensino superior no Brasil tem implicações para as instituições e para os servidores em termos de novas políticas e práticas. Com base na descrição e analise dos dados, foram identificadas as atividades mais relevantes realizadas pelos TAEs, e, também, as necessidades de desenvolvimento profissional. Os resultados apontaram que o impacto da internacionalização para os TAEs, é negativo, devido à ausência de programas de capacitação para os TAEs que atuam em setores de RI.

Biografia do Autor

Izabel Dias Souza, PPGA/UNIGRANRIO

Mestre em Administração pelo PPGA/UNIGRANRIO

Ana Lucia Guedes, PPGA/UNIGRANRIO

Professora/pesquisadora do PPGA/UNIGRANRIO. Líder Grupo de pesquisa em estudos internacionais em Administração. Cientista do Nosso Estado, FAPERJ

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Publicado

2015-09-16

Como Citar

Souza, I. D., & Guedes, A. L. (2015). A internacionalização do Ensino Superior: impactos no corpo técnico administrativo. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 2(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/2891

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas