SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA DIVISÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Luciana de Barro Guimarães Unigranrio / Colégio Pedro II
  • Chang Kuo Rodrigues Universidade do Grande Rio - Unigranrio

Palavras-chave:

Ensino de Matemática. Sequência didática. Resolução de problemas. Formação de conceito. Jogo matemático.

Resumo

O presente artigo propõe apresentar uma sequência didática para o ensino do conceito e do algoritmo da divisão no Ensino Fundamental I. Para isso, foi utilizada uma sequência proposta por Zabala (1998) e indicações dadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e por materiais de Formação de Professores organizados pelo Ministério da Educação (MEC), com o intuito de contribuir para o processo de ensino e de aprendizagem da Matemática no segmento em questão. Esse trabalho dispõe, inicialmente, de um ensino baseado na resolução de problemas e apresenta, também, a sugestão de um jogo, para auxiliar no ensino da divisão, servindo como mais um apelo a reflexões e discussões sobre o ensino e a aprendizagem dessa disciplina no âmbito acadêmico – consequentemente, o cotidiano das práticas pedagógicas sofrerá tais impactos.

Biografia do Autor

Luciana de Barro Guimarães, Unigranrio / Colégio Pedro II

Possui graduação em Matemática. Além disso, possui formação em Ensino Médio Normal. Tem experiência na área de Educação como professora de Primeiro Segmento do Ensino Fundamental e de Classe Especial. Atualmente realiza especialização no Ensino da Matemática.

Chang Kuo Rodrigues, Universidade do Grande Rio - Unigranrio

Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Plenas pelo Centro Universitário de Brasília (1984), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Santa Úrsula (1999) e doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Atualmente é professora adjunto da Universidade Grande Rio nos cursos de graduação e pós-graduação (lato sensu e stricto sensu), professora - Colégio Cristo Redentor, professora do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora e professora colaboradora do programa de mestrado profissional em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação matemática, ensino e aprendizagem em matemática, estatística e educação estatística e matemática inclusiva.

Downloads

Publicado

2015-09-16

Como Citar

Guimarães, L. de B., & Rodrigues, C. K. (2015). SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA DIVISÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 2(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/2914

Edição

Seção

Ciências Humanas