Letramento e literatura infantil: a contribuição do conto de fadas para prática social da leitura

Autores

  • vanda viana gomes Unigranrio

Palavras-chave:

Letramento e literatura infantil, a contribuição do conto de fadas para prática social da leitura

Resumo

Qual a contribuição da literatura, especialmente a originada da tradição oral, para a alfabetização e letramento de crianças em processo de aprendizado das práticas de leitura e escrita? O presente trabalho tem por objetivo principal responder a essa pergunta; ressaltando que o uso social da alfabetização e letramento está relacionado a práticas de leitura, escrita e compreensão de textos escritos e orais, que possibilitem ao leitor uma interação com sua cultura e uma postura participativa e funcional na sociedade em que está inserido. Ressaltando o caráter pedagógico e até terapêutico do conto de fadas, o artigo contém um estudo de Bettelheim (1980) acerca da contribuição deste gênero literário para o trabalho psicológico com crianças e adultos no encontro de um significado para a vida.

Biografia do Autor

vanda viana gomes, Unigranrio

Jornalista, professora e mestre em Letras e Ciências Humanas na Unigranrio. Formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, Complementação pedagógica /licenciatura em Comunicação Social; Especialização em Comunicação Empresarial com Didática do Ensino Superior, com habilitação para lecionar qualquer disciplina de Comunicação na graduação.

Downloads

Publicado

2016-08-19

Como Citar

gomes, vanda viana. (2016). Letramento e literatura infantil: a contribuição do conto de fadas para prática social da leitura. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 3(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/3902