O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO SOB A ÓTICA DA PEDAGOGIA FREIREANA
Palavras-chave:
tecnologias na educação, determinismo tecnológico, adaptação.Resumo
O trabalho apresentado tem como objetivo discutir o uso das tecnologias na educação sob o ponto de vista da pedagogia de Paulo Freire. Ao se optar por uma determinada tecnologia, o homem deixa claro sua intenção e finalidade. Sua ação não é neutra e essa consciência faz parte da pedagogia freireana. Nesse sentido, é preciso uma postura questionadora frente a um determinismo tecnológico e a um discurso de adaptação que pode servir aos interesses de uma política educacional que colabora para a formação de alunos que aceitam a realidade sem fazer a crítica necessária. Para Freire, também é importante questionar a finalidade de cunho mercadológico ao se fazer uso das tecnologias em sala de aula. Na pedagogia freireana, o papel do educador é o de propor ferramentas que façam com que seu aluno possa adquirir a liberdade e a autonomia necessária para o desenvolvimento como ser humano. A metodologia de pesquisa utilizada teve como base, material já publicado em livros, revistas e eventos científicos. Os livros de Paulo Freire e os que abordam as teses desse autor foram considerados no que diz respeito a sua opinião em relação ao uso das tecnologias na educação e outras que se fizeram necessárias para o desenvolvimento do trabalho.