O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO SOB A ÓTICA DA PEDAGOGIA FREIREANA

Autores

  • Anderson Luiz Batista UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) IFB (Instituto Federal de Brasília)
  • Roberto Marcos Gomes de Onófrio UFSCar (Universidade Federal de São Carlos)

Palavras-chave:

tecnologias na educação, determinismo tecnológico, adaptação.

Resumo

O trabalho apresentado tem como objetivo discutir o uso das tecnologias na educação sob o ponto de vista da pedagogia de Paulo Freire. Ao se optar por uma determinada tecnologia, o homem deixa claro sua intenção e finalidade. Sua ação não é neutra e essa consciência faz parte da pedagogia freireana. Nesse sentido, é preciso uma postura questionadora frente a um determinismo tecnológico e a um discurso de adaptação que pode servir aos interesses de uma política educacional que colabora para a formação de alunos que aceitam a realidade sem fazer a crítica necessária. Para Freire, também é importante questionar a finalidade de cunho mercadológico ao se fazer uso das tecnologias em sala de aula. Na pedagogia freireana, o papel do educador é o de propor ferramentas que façam com que seu aluno possa adquirir a liberdade e a autonomia necessária para o desenvolvimento como ser humano. A metodologia de pesquisa utilizada teve como base, material já publicado em livros, revistas e eventos científicos. Os livros de Paulo Freire e os que abordam as teses desse autor foram considerados no que diz respeito a sua opinião em relação ao uso das tecnologias na educação e outras que se fizeram necessárias para o desenvolvimento do trabalho.

Biografia do Autor

Anderson Luiz Batista, UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) IFB (Instituto Federal de Brasília)

Formado em Licenciatura em História, pós-graduando em Educação e Tecnologias da UFSCar nas seguintes habilitações: Design Instrucional (Projeto e desenho pedagógico) e Produção e uso de novas tecnologias na educação e mestrando em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (profEPT) dao Instituto Federal de Brasília (IFB)

 

Roberto Marcos Gomes de Onófrio, UFSCar (Universidade Federal de São Carlos)

Pós-Doutorando do DTPP da UFSCar e orientador do projeto de pesquisa

Downloads

Publicado

2020-03-03

Como Citar

Batista, A. L., & de Onófrio, R. M. G. (2020). O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO SOB A ÓTICA DA PEDAGOGIA FREIREANA. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 6(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/5834