Motivações para os trabalhadores se engajarem na Sharing Economy: encontros, desencontros e proposta de uma abordagem bourdieusiana

Autores

Palavras-chave:

Economia de Compartilhamento, Economia Gig, Consumo Colaborativo, Motivação

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender as motivações para o engajamento dos trabalhadores que atuam na Sharing Economy (Economia de Compartilhamento) identificadas na literatura científica. Para a concepção do corpus de análise realizou-se uma revisão da literatura, a partir de uma busca na base de dados Web of Science (WOS). Os achados deste estudo apontam para a existência de uma gama de motivações para a participação sharing economy. Verificou-se, ao longo da análise, que se trata de um tema multidisciplinar que, sobretudo no campo dos estudos organizacionais e da gestão, apresenta tendência a privilegiar as motivações de ordem intrínseca, ou seja, aquelas inerentes à atividade, e que tendem a valorizar aspectos como satisfação pessoal, relacionamento social e responsabilidade socioambiental. Em contraposição à abordagem dominante, que tende a privilegiar a agência, em detrimento de influências contextuais, propõe-se neste artigo a adoção da sociologia disposicional de Pierre Bourdieu para a investigação das motivações individuais para o engajamento na sharing economy. Enfatiza-se, portanto, a necessidade de se perseguir a integração das dimensões micro e macro de análise, característica central do arcabouço teórico-empírico do autor.

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Publicado

2023-01-25

Como Citar

Souza, F. A. S. de, Teixeira, R., Fuzyama, C. K., & Quintão, M. J. (2023). Motivações para os trabalhadores se engajarem na Sharing Economy: encontros, desencontros e proposta de uma abordagem bourdieusiana. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 9(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/7252

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas