Motivações para os trabalhadores se engajarem na Sharing Economy: encontros, desencontros e proposta de uma abordagem bourdieusiana
Keywords:
Economia de Compartilhamento, Economia Gig, Consumo Colaborativo, MotivaçãoAbstract
O presente artigo tem como objetivo compreender as motivações para o engajamento dos trabalhadores que atuam na Sharing Economy (Economia de Compartilhamento) identificadas na literatura científica. Para a concepção do corpus de análise realizou-se uma revisão da literatura, a partir de uma busca na base de dados Web of Science (WOS). Os achados deste estudo apontam para a existência de uma gama de motivações para a participação sharing economy. Verificou-se, ao longo da análise, que se trata de um tema multidisciplinar que, sobretudo no campo dos estudos organizacionais e da gestão, apresenta tendência a privilegiar as motivações de ordem intrínseca, ou seja, aquelas inerentes à atividade, e que tendem a valorizar aspectos como satisfação pessoal, relacionamento social e responsabilidade socioambiental. Em contraposição à abordagem dominante, que tende a privilegiar a agência, em detrimento de influências contextuais, propõe-se neste artigo a adoção da sociologia disposicional de Pierre Bourdieu para a investigação das motivações individuais para o engajamento na sharing economy. Enfatiza-se, portanto, a necessidade de se perseguir a integração das dimensões micro e macro de análise, característica central do arcabouço teórico-empírico do autor.