MOBILIDADE INTERNACIONAL PARA EDUCAÇÃO SUPERIOR: PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO E EDUCACIONAL DE IMIGRANTES

Autores

  • Raphael Camurça Bruno Universidade Fernando Pessoa
  • Marta Di Salle Facoltà di Architetture di Genova
  • Monia Fracassi Università Europea di Roma
  • Paulo Roberto Abreu de Oliveira Universidade Federal do Ceará
  • Francisco Rafael de Araújo Rodrigues Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Universidade do Porto

Palavras-chave:

Mobilidade internacional, Educação Superior, Perfil sociodemográfico

Resumo

Objetivou-se descrever o perfil sociodemográfico de estudantes em mobilidade internacional, por meio da análise do perfil educacional e origem geográfica. Os partícipantes da amostra analisada foram estudantes em mobilidade internacional na cidade do Porto, Portugal que estavam matriculados em três diferentes Instituições do Ensino Superior Portuguesas. Para abranger a mais variada possibilidade de população em estudo, utilizou-se a técnica da bola de Neve (Snowball Sampling). Realizou-se análise estatística descritiva dos dados, com suporte do Software Statistical Package for the Social Sciences (IBM SPSS, versão 22.0), apresentando medida de tendência central e medidas de dispersão e posterior representação catográfica pelo software ArcGiS. A localização periférica da cidade do Porto em relação ao continente europeu identifica-a como eixo de centralidade, devido à atlanticidade que possibilita múltiplas vias de fluxo de pessoas e mercadorias, seja nos modais portuário ou aeroviário. Segundo o Statistical office of the European Union (Eurostat), o modelo de 4 continentes apresentou a maior taxa de incidência de estudantes. Identificaram-se os indicadores de mobilidade para a educação superior em Portugal em relação ao gênero, país de origem e ciclo de estudos. As considerações finais demonstram para este estudo que não há padrão estandardizado do perfil de um estudante internacional. Mesmo observando uma centralidade de algumas características sociodemográficas, considera-se notória a diversidade e não homogeneidade socialmente construída.

Biografia do Autor

Raphael Camurça Bruno, Universidade Fernando Pessoa

Mestrando em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Fernando Pessoa, Portugal.

Marta Di Salle, Facoltà di Architetture di Genova

Acadêmica de Arquitetura na Facoltà di Architetture di Genova, Itália.

Monia Fracassi, Università Europea di Roma

Acadêmica de Psicologia na Università Europea di Roma, Itália

Paulo Roberto Abreu de Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Geógrafo, Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (Brasil). Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Ceará, Brasil

Francisco Rafael de Araújo Rodrigues, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Universidade do Porto

Enfermeiro. Mestre em Ciências da Enfermagem. Investigador Doutoral em Ciências da Enfermagem pela Universidade do Porto (Portugal), com regime de cotutela internacional em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (Brasil). Área de concentração: Intercultural Theories and Practices | (Inter/Intra) cultural competence in the construction of social processes.

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Publicado

2016-08-19

Como Citar

Bruno, R. C., Salle, M. D., Fracassi, M., Oliveira, P. R. A. de, & Rodrigues, F. R. de A. (2016). MOBILIDADE INTERNACIONAL PARA EDUCAÇÃO SUPERIOR: PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO E EDUCACIONAL DE IMIGRANTES. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 3(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/2997