Modelo harmônico das chuvas mensais do noroeste do Rio Grande do Sul, Brasil

Autores

  • Daniel Souza Cardoso Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense
  • João Baptista da Silva Universidade Federal de Pelotas
  • Gilberto Barbosa Diniz Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Chuvas mensais, analise harmônica, normalidade e homogeneidade de variâncias, tendência linear.

Resumo

Considerando que o noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (RS), possui uma economia dependente do setor agropecuário, onde o regime de chuvas influencia no rendimento de diferentes cultivares, modelou-se a variabilidade dos totais mensais de chuva, ao longo de 60 anos (1948/2007), de estações meteorológicas, em cidades bem distribuídas no noroeste do RS. Obteve-se um modelo harmônico que representa 89% da variabilidade dos dados, previamente ajustados à meses de 30 dias, verificadas as propriedades de normalidade, homogeneidade de variâncias e estacionariedade. O modelo é constituído pelos harmônicos quadrimestral, trimestral, semestral e anual, os quais representam 39%, 20%, 19% e 11%, respectivamente, da variabilidade dos dados. Os modelos foram testados para previsão de valores futuros, mostrando-se adequados ao nível de probabilidade de 5%. 

Biografia do Autor

Daniel Souza Cardoso, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense

Possui Licenciatura Plena em Física e Mestrado em Meteorologia. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul-Rio-grandense (IFRS) - Câmpus Pelotas-Visconde da Graça. 

João Baptista da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (1963) e especialização em Pós Graduação de Climatologia Agrícola pela Universidade de São Paulo (1965) e Livre Docente em Estatística Experimental e Doutor em Ciências . Atualmente é professor titular aposentado da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística , com ênfase em Probabilidade e Estatística Aplicada em Climatologia e Ecologia Agrícola.

Gilberto Barbosa Diniz, Universidade Federal de Pelotas

Possui Graduação em Meteorologia pela Universidade Federal da Paraíba (1980), Mestrado em Meteorologia pela Universidade Federal da Paraíba (1994) e Doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é Professor Titular da Faculdade de Meteorologia da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia Física e Climatologia Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: climatologia, variabilidade climática, temperatura mínima, precipitação e El Niño/ La Niña.

Downloads

Publicado

2016-02-16

Como Citar

Cardoso, D. S., da Silva, J. B., & Diniz, G. B. (2016). Modelo harmônico das chuvas mensais do noroeste do Rio Grande do Sul, Brasil. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 2(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/3085

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnologia