QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: A visão dos egressos de uma ONG carioca direcionada ao mundo dos espetáculos
Palavras-chave:
competencia, qualificação profissional, educação não formalResumo
A escassez de pesquisas sobre as temáticas do terceiro setor, a educação-não formal, e a avaliação dos egressos se faz urgente pela carência de estudos neste campo que ainda é pouco explorado. No Banco de teses da CAPES, tendo como base a produção de mestrado e doutorado entre 2007 até 2010, estão disponíveis 170 pesquisas com o parâmetro da palavra-chave educação não formal. Com a palavra-chave terceiro setor no mesmo período houve 253 pesquisas de mestrado e 132 de doutorado.
Não foi encontrado nenhum trabalho de mestrado e nem de doutorado que relacionasse os temas educação não formal e terceiro setor ouvindo os egressos como os principais interessados nas ações educativas, o que comprova a carência de estudos sobre o tema, implicando, assim, bastante relevância acadêmica, podendo contribuir para a temática estudada e para o preenchimento das lacunas dos estudos em questão.
Queremos verificar, portanto, se a concepção de educação descrita pela organização do terceiro setor pesquisada é compatível com a visão que o egresso tem acerca da ação educativa realizada pela respectiva ONG.
Tivemos como objetivos:
1. Analisar as contribuições para a qualificação profissional na perspectiva dos egressos dos cursos oferecidos por uma ONG da área de espetáculos.
2. Analisar se os processos de educação não formal, na perspectiva do egresso, desenvolvem competências que possibilitem seu ingresso no mundo do trabalho e na construção de cidadania.
3. Identificar aspectos positivos e negativos da ação educativa da educação não formal na avaliação do egresso.
As questões que norteiam este estudo são:
1. Como o egresso avalia as contribuições da ação educativa de qualificação profissional realizada pela ONG?
2. As competências previstas no projeto pedagógico da ONG colaboraram na perspectiva do egresso, para o mercado de trabalho?
3. Na visão do egresso, como se deu a construção do processo de cidadania após os processos de educação?
4. Qual o nível de reconhecimento dos egressos sobre a contribuição do curso para sua formação?
Para responder as questões e aos objetivos dessa pesquisa adotou-se como procedimento metodológico a divisão desta pesquisa em três etapas: a definição do quadro teórico conceitual, a pesquisa de campo, análise documental e de dados. A definição do quadro teórico conceitual foi caracterizada pela discussão e identificação das categorias de análise necessárias à construção do objeto, conforme Deluiz (2002), pretendendo-se construir um quadro conceitual que oferecesse base para a discussão sobre o terceiro setor, educação não formal, qualificação profissional, conceito de competências, delineando assim um referencial que orientasse a análise das questões apresentadas na pesquisa.