Aprender matemática jogando online? Levantamento e categorização de 100 jogos eletrônicos

Autores

  • Helder França Floret Secretaria Municipal de Educação Duque de Caxias
  • Cleonice Puggian UNIGRANRIO/UERJ-FFP
  • Clícia Valladares Peixoto Friedmann UERJ-FFP

Palavras-chave:

Jogos eletrônicos. Ensino de matemática. Educação básica.

Resumo

Este artigo apresenta o resultado do levantamento e categorização de cem jogos eletrônicos para o ensino da matemática disponíveis gratuitamente na internet. A questão norteadora do estudo foi “como jogos eletrônicos podem contribuir para o ensino da matemática na educação básica e, mais especificamente, como podem servir como incremento para a prática docente?”. Conduzimos uma pesquisa exploratória, com levantamento e classificação de jogos eletrônicos que atendiam aos seguintes critérios: disponibilidade, exigência operacional e jogabilidade. A abordagem metodológica foi qualitativa, do tipo exploratória. Os jogos identificados foram distribuídos em três grupos: jogos de matemática, jogos de estratégia e jogos mistos. Neste artigo apresentamos estes jogos e suas principais características. Também assinalamos que a maior parte dos jogos classificados priorizou a repetição de conteúdos e não a construção de conceitos matemáticos, o que configura a utilização de uma tecnologia contemporânea para a reprodução de um modelo de ensino antigo. Apesar de suas limitações, o estudo revelou que os jogos eletrônicos podem servir como recursos didáticos na educação básica, aproximando o universo do aluno ao universo da escola. Os jogos eletrônicos também podem minimizar a barreira da abstração, enriquecendo a experiência dos alunos. 

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Publicado

2017-02-21

Como Citar

Floret, H. F., Puggian, C., & Friedmann, C. V. P. (2017). Aprender matemática jogando online? Levantamento e categorização de 100 jogos eletrônicos. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 3(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/4322

Edição

Seção

Artigo Especial