Sustentabilidade Comunicativa: A Favela nas Redes Sociais e o Exercício do Direito à Cidade

Autores

  • Fábia de Castro Lemos UNIGRANRIO

Palavras-chave:

SUSTENTABILIDADE – COMUNICATIVA – FAVELA

Resumo

Na sociologia urbana, a favela corresponde à determinada leitura de realidade, que conduz a uma categorização reducionista, revelando um espaço social segregado. O exercício de resistência dessa visão encontra mote na utilização das redes sociais por moradores de favela. A utilização das redes sociais, nesse sentido, carrega significados e se traduz em exercício de direito. Se por um lado, conduz a representação de si e do espaço da favela para o mundo, por outro concorre com o exercício do direito de resistência em face dos legados simbólicos da favela, demonstrando-se instrumento que promove a sustentabilidade comunicativa à medida que conjuga, por meio do instrumento de comunicação, outras formas representativas do cotidiano e dos espaços da favela. 

Biografia do Autor

Fábia de Castro Lemos, UNIGRANRIO

Doutoranda Programa de Pós Graduação em Humanidades Cultura e Arte (Unigranrio), Mestre em Educação na Saúde (Fiocruz), Especialista em Direito Sanitário (Fiocruz), Gestão Hositalar (Fiocruz), Especialista em Direito da Adm. Pública (UFF), e em Advocacia Pública (AGU/UERJ).

Downloads

Publicado

2017-06-26

Como Citar

Lemos, F. de C. (2017). Sustentabilidade Comunicativa: A Favela nas Redes Sociais e o Exercício do Direito à Cidade. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 4(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/4430

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas