Habitação de Interesse Social: a prática de docência interdisciplinar

Autores

  • Filipe Ungaro Marino Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO e Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • Alvaro Pilares Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO
  • Raquel Cândido Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO
  • Gabriel Garcia Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO

Palavras-chave:

Habitação de Interesse Social, Baixada Fluminense, Ensino de Arquitetura e Urbanismo.

Resumo

O direito à moradia, preconizado na Constituição Federal de 1988 e no Estatuto das Cidades de 2001 não é respeitado em sua plenitude no Brasil. A produção de habitação para as camadas de mais baixa renda tem ganhado destaque dentro e fora do universo acadêmico, especialmente com o advento do Programa Minha Casa Minha Vida. Com base nesse panorama, esse artigo apresenta uma pesquisa do tipo descritiva-participante, no qual os autores apresentam a experiência docente e discente da inclusão do projeto de Habitação de Interesse Social (HIS) dentro da grade obrigatória de disciplinas de projeto do curso de Arquitetura e Urbanismo (AU) da UNIGRANRIO, na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro.

O tema ganhou grande proeminência no debate nacional e sua inclusão obrigatória no curso de AU permitiu sua investigação dentro da universidade e a participação dos discentes em visitas à conjuntos e ocupações e no concurso anual de Projetos de HIS promovido pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil. Foi averiguado que a experiência tem permitido a formação de futuros arquitetos e urbanistas mais conscientes da realidade social brasileira, além de aprofundar o debate acadêmico sobre o tema e dinamizar o ensino de HIS através da prática interdisciplinar relatada.

Biografia do Autor

Filipe Ungaro Marino, Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO e Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Arquiteto e Urbanista (UNICAMP-2004), Especialista e Mestre em Política e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ – 2007/2013). Atualmente é doutorando (PROURB - UFRJ), professor da UNIGRANRIO, pesquisador do Laboratório de Mobilidade Sustentável (LABMOB/PROURB-UFRJ) e do Núcleo de Estudos Urbanos da Baixada (NEUB – UNIGRANRIO).

Alvaro Pilares, Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO

Arquiteto e Urbanista, formado pela FAU/UFRJ, Especialista em Design de Interiores pela UVA, Mestre e Doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela UFF. Atualmente é professor e Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRANRIO e pesquisador do Núcleo de Estudos Urbanos da Baixada (NEUB).

Raquel Cândido, Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO

Arquiteta e Urbanista (UNIGRANRIO-2018) e pesquisadora do Núcleo de Estudos Urbanos da Baixada (NEUB). Trabalhou na Secretaria de Fazenda e Modernização da Prefeitura de Duque de Caxias e atualmente é arquiteta e urbanista da Secretaria de Conservação e Restauro da Prefeitura de Belford Roxo.

Gabriel Garcia, Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO

Estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRANRIO e pesquisador do Núcleo de Estudos Urbanos da Baixada (NEUB).

Downloads

Publicado

2019-09-18

Como Citar

Ungaro Marino, F., Pilares, A., Cândido, R., & Garcia, G. (2019). Habitação de Interesse Social: a prática de docência interdisciplinar. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 6(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/5328

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas