A condição do trabalhador frente à pandemia da COVID-19: considerações em torno do informalismo, terceirização e uberização

Autores

Palavras-chave:

COVID-19, Relações de Trabalho, Uberização do trabalho.

Resumo

Considerando o crescente número de vítimas contaminadas pela COVID-19 no Brasil, bem como demais impactos no âmbito social, objetivamos, por meio do presente estudo, discutir a condição do trabalhador frente ao contexto de fragilidade que vem se instaurando nas relações trabalhistas. Pontuamos sobre informalismo e processo de terceirização do trabalho, tendo como base o termo uberização que vem sendo aplicado mundialmente para se referir ao contrato de prestação de serviços que impõe fragilidades e insegurança à condição do trabalhador. O neologismo é empregado para descrever a ausência de vínculo entre prestador de serviço e contratante. Assim, ao analisarmos a condição desse trabalhador e o quadro de instabilidade presente nas relações, apontamos a seguinte questão que norteia a discussão: em que medida a pandemia provocada pela COVID-19 intensifica ou não o problema de desemprego e informalismo que assola o país. Para a construção do corpo teórico, utilizamos como referencial contribuições de Santos (2020) e Fontes (2017). Empregamos a pesquisa bibliográfica enquanto metodologia, com estudos oriundos do campo das ciências sociais. Por fim, consideramos que a pandemia revelou forte impacto sobre a classe trabalhadora resultando em uma significativo número de pessoas desempregadas ou com redução de renda. Contudo, identificamos que alguns segmentos empresariais, sobretudo aqueles fortemente vinculados ao setor tecnológico, apresentaram maior lucratividade em decorrência da COVID-19.

Biografia do Autor

Caroline Delfino dos Santos, Universidade do Grande Rio

Doutoranda e Mestre em Humanidades, Culturas e Artes pela UNIGRANRIO-Universidade do Grande Rio (2017). Possui graduação em Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional pela UNIGRANRIO-Universidade do Grande Rio (2005) e especialização em Organização Curricular e Prática Docente na Educação Básica pela UERJ-Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). Atua como Orientadora Educacional na Rede Pública de Ensino do Município de Duque de Caxias desde 2007 e como docente na mesma rede desde o ano de 2004.

Maria Aparecida dos Santos Siqueira, Universidade do Grande Rio

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes na UNIGRANRIO. Mestre em 2013 por meio do programa de Mestrado Profissional Interdisciplinar em Desenvolvimento Local), pelo Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), com a pesquisa sobre “Letramentos formal e não formal: ferramentas de inclusão social na inter-ação família, escola e aluno”. Graduada em Pedagogia, em 2007, pelo Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM). Graduada em Bacharelado em Educação Religiosa, em 2002, pelo Seminário Teológico Betel e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional, em 2009, pelo Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM). Experiência em Projetos de Extensão voltados para Educação, Ética e Cidadania na área de Educação, com ênfase principalmente nos seguintes temas: psicopedagogia; pedagogia; leitura; letramentos; inclusão; escola-família e inclusão social; comunidades carentes; cidadania e outros. Professora Auxiliar na modalidade EAD no Curso de Graduação e de Pós- e Graduação no Centro Universitário Augusto Motta desde o ano de 2010.

Jurema Rosa Lopes Soares, Universidade do Grande Rio

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Pesquisadora do Départament d?Ergologie-Université de Provence (França). Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (1979). Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1-A/ UNIGRANRIO/FUNADESP. Professor Adjunto Doutor I da Universidade Federal de Mato Grosso (Aposentada). Atualmente é Professora e Pesquisadora da Escola de Ciências, Educação, Letras, Artes e Humanidades da UNIGRANRIO, Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes-UNIGRANRIO. Docente Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências- UNIGRANRIO. Cordenadora Institucional do PIBID/UNIGRANRIO (agosto/2018 -abril de 2019).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas, atuando principalmente nos seguintes temas: ergologia, trabalho, formação do educador, prática pedagógica, conhecimento, cultura, linguagem e formação profissional.

Downloads

Publicado

2021-02-19

Como Citar

Santos, C. D. dos, Siqueira, M. A. dos S., & Soares, J. R. L. (2021). A condição do trabalhador frente à pandemia da COVID-19: considerações em torno do informalismo, terceirização e uberização. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 7(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/6530