EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E LITERATURA: possíveis leituras de O Homem que Calculava

Autores

  • Helânia Thomazine Porto UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
  • Ciro Teixeira Figueiredo

Palavras-chave:

Literatura Matemática. Malba Tahan. Pensamento decolonial.

Resumo

Este texto propõe uma aproximação entre a matemática e a literatura conforme proposta didático-pedagógica realizada com o livro “O Homem que Calculava”, de Júlio César de Mello e Souza (2013), mais conhecido por seu pseudônimo Malba Tahan, em uma turma de Matemática. Neste sentido, busca-se refletir acerca da potencialidade da literatura matemática no enfrentamento às dificuldades no ensino-aprendizagem de problemas matemáticos, em diferentes níveis de escolaridade, e sobre a decolonialidade do pensamento  e do fazer educativo a partir dessa experiência.

Biografia do Autor

Helânia Thomazine Porto, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

 Professora-pesquisadora da Universidade do Departamento de Educação - Campus X, da Universidade do Estado da Bahia. Doutora em Ciência da Comunicação: Processos Midiáticos (UNISINOS - RS). Membra do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Cultura, Educação e Linguagens – GEICEL/CNPq/CAPES. Pesquisa sobre Educação, linguagem e povos indígenas; Processos sociocomunicacionais de povos tradicionais.

Ciro Teixeira Figueiredo

Engenheiro de Produção e Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade do Sul da Bahia (FASB – BA). Cursa licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia - Campus X. Bolsista do Programa Universidade Aberta à Terceira Idade UATI/CEVITI/UNEB. Participa do projeto EDUCA MAIS BAHIA na escola CPM Anísio Teixeira. Interessa-se por pesquisas na área de educação matemática, história da matemática e etnomatemática

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Publicado

2025-02-07

Como Citar

Porto, H. T., & Figueiredo, C. T. (2025). EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E LITERATURA: possíveis leituras de O Homem que Calculava. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 11(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/8051