EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E LITERATURA: possíveis leituras de O Homem que Calculava
Palavras-chave:
Literatura Matemática. Malba Tahan. Pensamento decolonial.Resumo
Este texto propõe uma aproximação entre a matemática e a literatura conforme proposta didático-pedagógica realizada com o livro “O Homem que Calculava”, de Júlio César de Mello e Souza (2013), mais conhecido por seu pseudônimo Malba Tahan, em uma turma de Matemática. Neste sentido, busca-se refletir acerca da potencialidade da literatura matemática no enfrentamento às dificuldades no ensino-aprendizagem de problemas matemáticos, em diferentes níveis de escolaridade, e sobre a decolonialidade do pensamento e do fazer educativo a partir dessa experiência.Downloads
Publicado
2025-02-07
Como Citar
Porto, H. T., & Figueiredo, C. T. (2025). EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E LITERATURA: possíveis leituras de O Homem que Calculava. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 11(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/8051
Edição
Seção
Artigos Completos