OS CONDICIONANTES SOCIAIS EXTERNOS À ESCOLA NAS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Palavras-chave:
Educação física, Professores iniciantes, Condicionantes sociaisResumo
Objetivamos analisar as percepções de professores de Educação Física (EF) iniciantes na Educação Básica (EB), da rede de ensino público, de uma cidade do interior do estado do Rio Grande do Sul (Brasil), a respeito dos condicionantes sociais externos à escola que atuaram sobre as suas práticas pedagógicas nas aulas de EF na EB. Caracterizamos a pesquisa como qualitativa com abordagem (auto)biográfica onde utilizamos a narrativa oral que foi gravada, transcrita e analisada à luz da identificação dos significados. Participaram cinco professores de EF iniciantes na referida rede de ensino e cidade. Concluímos que o nível de percepção dos professores de EF iniciantes na EB estudados a respeito dos condicionantes sociais externos à escola que atuaram sobre as suas práticas pedagógicas nas aulas de EF na EB foi surpreendentemente bom. Assim sendo, a totalidade dos professores estudados demonstram uma boa consciência das regras sociais impostas pela classe dominante que regulam as suas atuações e a que instituições e interesses que servem.
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