Competências Docentes no processo de ensino-aprendizagem em Administração
Palavras-chave:
competências docentes, interdisciplinaridade, ensino-aprendizagem em AdministraçãoResumo
Este trabalho é encorajado pela necessidade que se verifica, atualmente de motivar o estudante de nível superior em administração no processo de ensino-aprendizagem. O docente do ensino superior se depara incontáveis vezes, com estudantes ávidos pelo saber, cabendo ao educador adequar sua metodologia para fazer acontecer de forma agradável a convivência e o aprendizado para ambas as partes. Deve ser prioridade e meta do docente fazer, também, da instituição de ensino um ambiente adequado para a educação. O exercício da educação percebida pelo professor como instrumento de transformação permite ao mesmo ter a consciência da sua necessidade de capacitação contínua como profissional do saber. Devendo o docente utilizar o hábito da pesquisa para desenvolvimento do seu aprendizado e, o aprimoramento das competências objetivando a interdisciplinaridade, desenvolvendo atividades estratégicas e ações dinâmicas que desafiem ou possibilitem o desenvolvimento das operações mentais utilizando a integração das disciplinas para melhor adequação de sua práxis. O docente quando é desafiado a atuar numa nova perspectiva em relação ao processo de ensino-aprendizagem, poderá se deparar com obstáculos e no caso da utilização da interdisciplinaridade com o rompimento da forma tradicional estabelecida ao longo da história do ensino. No entanto, a medida que o docente obtém a consciência de que é necessário se adaptar as exigências atuais, sua tarefa fica facilitada permitindo que o mesmo autoavalie a ministração de suas aulas e possa aperfeiçoá-la em favor do estudante, sem contar que o aprendizado no nível superior tem relação com o mercado de trabalho, o que se considera um grande desafio para os docentes bem como para as Instituições de Ensino Superior (IES) . Buscou-se referencial teórico baseados em autores que discutem essa temática. O estudo caracteriza-se como natureza qualitativa, com ênfase na narrativa escrita, possibilitando ao pesquisador conhecimento sobre o objeto de pesquisa. Para a coleta dos dados utilizou-se o instrumento: questionário. Assim a análise de dados foi orientada pela técnica de análise de conteúdo, fundamentada por Bardin (1994). Constatou-se, a partir do estudo, que os entrevistados revelaram, diante de suas falas, competências docentes fundamentadas dentre outros teóricos em Philippe Perrenoud, que compreende que o desenvolvimento de competências permite formar profissionais críticos, com raciocínio sistêmico possibilitando que problemas complexos sejam analisados e solucionados.