O impacto do uso da metodologia ativa de aprendizagem para estudantes e professores em um curso de graduação em Administração

Autores

  • Edith Cristiane Maio Unigranrio
  • Alexandre Mendes Nicolini Unigranrio

Palavras-chave:

Ensino Superior, Metodologia Ativa, Método do Caso

Resumo

O presente trabalho de mestrado é estimulado pela reflexão sobre metodologias de ensino no curso de graduação em Administração em uma Universidade Particular do Rio de Janeiro. Em uma abordagem qualitativa, o estudo tem como foco central o método ativo de aprendizagem, com o objetivo de verificar o impacto do método do caso na percepção dos estudantes e professores do primeiro período do curso de graduação em Administração, que, analisando como metodologias de ensino, tradicionais e ativas, se articulam no processo de ensino-aprendizagem. A necessidade de inovação no âmbito da educação superior, com a busca de estratégias de ensino-aprendizagem que permitam aos estudantes mais autonomia e aos professores o papel de facilitadores, são os elementos centrais que dinamizam o processo de ensino-aprendizagem no método ativo, que tem como premissa a abordagem dos autores estudados. Neste âmbito, a aprendizagem deve ser compreendida como construção de saberes em cooperação, com estudantes e professores conscientes de seu papel como agentes de mudança no processo de ensino. Como estratégia de ensino, este trabalho aborda o método do caso, que, de acordo com teóricos pesquisados, é um dos mais difundidos na área do ensino de gestão. 

Biografia do Autor

Edith Cristiane Maio, Unigranrio

Ciências Sociais/Ensino e Pesquisa em Administração

Alexandre Mendes Nicolini, Unigranrio

Ciências Sociais/Ensino e Pesquisa em Administração

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Publicado

2015-09-16

Como Citar

Maio, E. C., & Nicolini, A. M. (2015). O impacto do uso da metodologia ativa de aprendizagem para estudantes e professores em um curso de graduação em Administração. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 2(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/2564

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas