AVALIAÇÃO PRIMÁRIA NO ATENDIMENTO AO TRAUMA EM AMBIENTE DE SIMULAÇÃO

Autores

  • Rodrigo Francisco Jesus UNIGRANRIO
  • Leonice Nascimento de Castro Santos UNIGRANRIO
  • Fabio José de Almeida Guilherme UNIGRANRIO
  • Renata da Costa Silva UNIGRARNIO
  • Michele Borges dos Santos UNIGRANRIO

Palavras-chave:

simulação, educação em enfermagem, Traumatismo Múltiplo

Resumo

Considerações Iniciais: O trauma possui representatividade enquanto problema de saúde pública e por ser complexo, exige equipes bem treinadas no sentido de minimizar danos. O Ensino Baseado em Simulação (EBS) tem como objetivo minimizar danos e estimular a formação de profissionais que sejam críticos, ativos e reflexivos, sendo uma estratégia ativa de ensino para o treinamento em ambientes hospitalares e universitários. Objetivo: Descrever o desempenho para a realização da Avaliação Primária ao paciente politraumatizado, em ambiente simulado, embasado pelo Advanced Trauma Care for Nurses -  ATCN. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória, retrospectiva e observacional. Foram produzidos 12 vídeos em uma disciplina do curso de graduação em enfermagem no contexto hospitalar de alta complexidade, no período de abril a julho de 2013, com alunos que participaram do ambiente simulado envolvendo a temática de trauma no ambiente intra-hospitalar. Os mesmos foram observados e analisados na perspectiva da pesquisa qualitativa. Resultados: Os dados foram descritos conforme as etapas do A/B/C/D/E da Avaliação Primária do Trauma, desempenhadas pelos alunos voluntários. Todas as etapas foram executadas, porém houve a necessidade de discussão no debriefing de habilidades e atitudes fundamentais para a execução da avaliação primária, competências essas que podem influenciar na assistência hospitalar dentro deste contexto. Considerações Finais: Observamos que a uniformização da referida avaliação é importante para o êxito do atendimento ao paciente politraumatizado. O EBS se faz pertinente para que a relação ensino aprendizagem se estabeleça nesse cenário.

Biografia do Autor

Rodrigo Francisco Jesus, UNIGRANRIO

Coordenador e Professor do curso de Especialização latu sensu Enfermagem em clientes de alta complexidade em CTI da UNIGRANRIO

Assistente de Coordenação, membro do NDE e Professor do Curso de Graduação em Enfermagem da UNIGRARNIO

Pesquisador responsável pela bolsa de iniciação científica PROPESQ/FUNADESP

Membro do GEPETE da Universidade de São Paulo-USP

 

Leonice Nascimento de Castro Santos, UNIGRANRIO

Acadêmica do 6° período do curso de Enfermagem da Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy - UNIGRANRIO. Acadêmica bolsista de Iniciação Científica da FUNADESP/PROPESQ. 

Fabio José de Almeida Guilherme, UNIGRANRIO

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/Escola de Enfermagem Anna Nery - UFRJ/EEAN. Instrutor do Advanced Trauma Care for Nurses - ATCN, capítulo Brasil. Coordenador do Curso de Pós Graduação lato sensu de Enfermagem em Urgência e Emergência pela UNIGRANRIO. Professor Assistente I da Escola de Ciências da Saúde - ECS da UNIGRANRIO. Membro do Comitê de Enfermagem da Sociedade Panamericana de Trauma – SPT. Membro do Núcleo de Pesquisa Educação e Saúde em Enfermagem – NUPESENF/UFRJ/EEAN.

Renata da Costa Silva, UNIGRARNIO

Pós Graduanda do Curso de Pós Graduação lato sensu de Enfermagem em Urgência e Emergência da UNIGRANRIO. Graduação em Enfermagem pela Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy - UNIGRANRIO. Enfermeira Preceptora dos laboratórios de habilidades da UNIGRANRIO.

Michele Borges dos Santos, UNIGRANRIO

Graduação em Enfermagem pela Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy - UNIGRANRIO

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Publicado

2015-02-23

Como Citar

Jesus, R. F., Santos, L. N. de C., Guilherme, F. J. de A., Silva, R. da C., & Santos, M. B. dos. (2015). AVALIAÇÃO PRIMÁRIA NO ATENDIMENTO AO TRAUMA EM AMBIENTE DE SIMULAÇÃO. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 1(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/2598

Edição

Seção

Ciências da Saúde e Meio Ambiente