Faculdade Aberta da Melhor Idade: um projeto de inclusão social

Autores

  • Janaina Barbosa da Silva UNEMAT / Campus de Sinop
  • Cristinne Leus Tome

Palavras-chave:

Aumento da Expectativa de Vida, Envelhecimento e Velhice, FAMEDE.

Resumo

O presente artigo proporciona algumas reflexões acerca de concepções a respeito do envelhecimento e velhice no intuito de compreender a proposta pedagógica da Faculdade Aberta da Melhor Idade (FAMEDE), um projeto social gratuito ofertado pela Faculdade de Sinop (FASIPE), em Sinop, Estado de Mato Grosso. Considerando que a população denominada como ‘idosa’, ‘melhor idade’ ou ‘terceira idade’ apresenta um aumento na expectativa de vida e encontra-se incorporada à sociedade trabalhando e consumindo significativamente, a seguinte análise teve como objetivo observar e identificar as contribuições decorrentes do curso para uma melhor vivência e socialização dos veteranos participantes, visando à inclusão social. Também demonstrar que ser/estar ‘velho’ não é sinônimo de inutilidade/incapacidade, mas sim de uma construção sociocultural, política e ideológica. Para a coleta de dados entrevistou-se a coordenadora e cursistas. Para embasamento teórico estudou-se autores como José Carlos Ferrigno, Meire Cachioni e Rita de Cássia da Silva Oliveira. 

Biografia do Autor

Janaina Barbosa da Silva, UNEMAT / Campus de Sinop

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Letras e Bolsista de Iniciação Científica, pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (FAPEMAT), do projeto TECER DE UMA DISCURSIVIDADE DA REGIÃO NORTE MATO-GROSSENSE DA AMAZÔNIA LEGAL: contextos e possiblidades de desenvolvimento frente a sustentabilidade. 

Downloads

Publicado

2015-09-16

Como Citar

da Silva, J. B., & Tome, C. L. (2015). Faculdade Aberta da Melhor Idade: um projeto de inclusão social. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 2(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/2921

Edição

Seção

Ciências Humanas