A SIMETRIA MATEMATICA NA SIMBOLOGIA ADINKRA

Autores

  • Edlaine Gladys Borges Viana Universidade do Grande Rio
  • Gessé Pereira Ferreira Instituto Federal Fluminense
  • Angelo Santos Siqueira Universidade do Grande Rio

Resumo

Desde o início do século XIX os símbolos Adinkra são estampados nos tecidos fabricados pelo povo Akan, hoje República do Gana e República da Costa do Marfim. Além de produzir um efeito visual marcante, tais símbolos também possuem função de linguagem substituindo a comunicação verbal. Todavia, não é preciso muito esforço para observar uma característica que fascina a humanidade naquelas imagens, desde antes da antiguidade: a simetria. Assim, o objetivo deste trabalho é mostrar esta propriedade presente em alguns símbolos Adinkra, propondo o uso da matemática em suas construções, mesmo de forma implícita. Para isso, serão apresentadas as definições de simetria em linguagem matricial, antes de expor como as mesmas estão incorporadas nas figuras. A Lei Federal 10.639, de 2003, também será abordada, assim como o significado de alguns dos símbolos. Ao tratar este tema, contribui-se também para a valorização da etnia africana, desmistificando a imagem negativa que ainda existe em relação à contribuição deste povo para a cultura brasileira.

Biografia do Autor

Edlaine Gladys Borges Viana, Universidade do Grande Rio

Especialista em Ensino de Matemática pela UNIGRANRIO.

Gessé Pereira Ferreira, Instituto Federal Fluminense

Mestre em Ensino das Ciências pela UNIGRANRIO. Professor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Campus Cabo Frio

Angelo Santos Siqueira, Universidade do Grande Rio

Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Professor do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO)

Downloads

Publicado

2015-09-16

Como Citar

Viana, E. G. B., Ferreira, G. P., & Siqueira, A. S. (2015). A SIMETRIA MATEMATICA NA SIMBOLOGIA ADINKRA. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 2(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/2936

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnologia