Percepções e vivências de idosos sobre sua sexualidade

Autores/as

  • Mailla Carvalho Santos Enfermeira, Faculdade de Saúde Ibituruna (FASI) Montes Claros (MG), Brasil.
  • Rosilene Nunes Enfermeira, Faculdade de Saúde Ibituruna (FASI) Montes Claros (MG), Brasil
  • Guilherme Henrique Santos da Cruz Enfermeiro, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) Montes Claros (MG), Brasil. http://orcid.org/0000-0003-0524-6387
  • Meriele Santos Souza Enfermeira, Faculdade Unidas do Norte de Minas (FUNORTE) Montes Claros (MG), Brasil
  • Romana Aparecida Alves Barbosa Médica. Especialista em Oncologia Pediátrica, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) Montes Claros (MG), Brasil.
  • Emerson Ribeiro Lima Enfermeiro. Mestrando em Biotecnologia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) Montes Claros (MG), Brasil.
  • Mariza Alves Barbosa Teles Enfermeira. Mestre em Ciências da Saúde, docente da Faculdade de Saúde Ibituruna (FASI) Montes Claros (MG), Brasil.

Palabras clave:

Saúde do Idoso, Sexualidade, Envelhecimento.

Resumen

Dentre os efeitos do processo de envelhecimento, a sexualidade tem sido um assunto de grande relevância na atualidade. O presente estudo teve como objetivo conhecer as percepções e vivências de idosos assistidos em um centro de referência para pessoas idosas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem descritiva, realizada no mês de abril de 2016, em um centro de referência para idosos no Norte de Minas Gerais. Participaram da pesquisa 11 idosos assistidos pelo CMV Eny Faria de Oliveira. O término da coleta de dados ocorreu pela saturação teórica dos dados. As falas dos participantes foram transcritas e, posteriormente, analisadas pela técnica de Análise de Conteúdo Temática e pelo Interacionismo Simbólico. Os participantes tinham idade entre 62 e 80 anos, sendo dois do sexo masculino e nove do feminino. Todos os participantes eram aposentados; entre as mulheres idosas, predominaram as viúvas. Evidenciou-se a dificuldade dos entrevistados em separarem sexualidade de ato sexual. A apreciação das informações obtidas permitiu a elaboração de três categorias: percepção de idosos sobre sua sexualidade; mudanças da sexualidade na velhice e sentimentos e crenças de pessoas idosas sobre a sexualidade na atualidade. A sexualidade é um fator importante para que os idosos vivam melhor, contudo é necessário conhecer como eles a percebem e a vivenciam, pois tal conhecimento é de suma relevância para subsidiar os profissionais de saúde, bem como para planejar políticas públicas voltadas para essas pessoas.

Publicado

2017-06-26

Cómo citar

Santos, M. C., Nunes, R., Santos da Cruz, G. H., Souza, M. S., Alves Barbosa, R. A., Lima, E. R., & Barbosa Teles, M. A. (2017). Percepções e vivências de idosos sobre sua sexualidade. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 4(1). Recuperado a partir de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/4317

Número

Sección

Ciências da Saúde e Meio Ambiente