HIPOTIREOIDISMO EM PACIENTES DO SUS NO MUNICÍPIO DE VASSOURAS/RJ

Autores

  • Saulo Roni Moraes Universidade Veiga de Almeida
  • Thayane de Jesus Diogo de Sousa Cintra
  • Carlos Eduardo Cardoso Universidade Severino Sombra
  • Paula Pitta de Resende Côrtes Universidade Severino Sombra

Palavras-chave:

hipotireoidismo, SUS, Vassouras

Resumo

O hipotireoidismo é uma doença provocada pela deficiência da atividade da tireoide que pode passar despercebida devido à ausência de manifestações clinicas ou apresentar diversos sinais e sintomas inespecíficos que dificultam o diagnóstico; possui um quadro laboratorial expresso pela diminuição na síntese de hormônios tireoidianos. Devido à falta de pesquisas relacionadas ao hipotireoidismo no município de Vassouras, o desenvolvimento de estudos que abrangem este tema tem grande relevância, pois a prevalência de doenças que acometem a tireoide e interferem na qualidade de vida é elevada principalmente em mulheres e idosos. O objetivo do trabalho é determinar a prevalência de hipotireoidismo em pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) no município de Vassouras no período de janeiro a junho de 2014. A prevalência de hipotireoidismo na população estudada foi de 15,89%. Virtualmente todos os estudos, incluindo o nosso, relatam maior taxa de prevalência em mulheres com idade avançada (> 24% em mulheres com superior a 60 anos).

Biografia do Autor

Saulo Roni Moraes, Universidade Veiga de Almeida

Doutor em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Titular e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Ciências Aplicadas a Saúde da Universidade Severino Sombra, Vassouras (RJ), Brasil e Professor Titular e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Ciências do Meio Ambiente da Universidade Veiga de Almeida, Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Thayane de Jesus Diogo de Sousa Cintra

Farmacêutica graduada pela Universidade Severino Sombra, Vassouras (RJ), Brasil

Carlos Eduardo Cardoso, Universidade Severino Sombra

Doutor em Ciências pela Pontifica Universidade Católica (PUC-RJ). Professor titular e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Ciências Aplicadas a Saúde da Universidade Severino Sombra, Vassouras (RJ), Brasil

Paula Pitta de Resende Côrtes, Universidade Severino Sombra

Mestre em Patologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora titular do Curso de Medicina da Universidade Severino Sombra, Vassouras (RJ), Brasil.

Downloads

Publicado

2017-02-21

Como Citar

Moraes, S. R., Cintra, T. de J. D. de S., Cardoso, C. E., & Côrtes, P. P. de R. (2017). HIPOTIREOIDISMO EM PACIENTES DO SUS NO MUNICÍPIO DE VASSOURAS/RJ. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 3(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/4329

Edição

Seção

Ciências da Saúde e Meio Ambiente