A influência do regime pentadal de chuvas no Cultivo da soja Nidera5909-RG na região de Pelotas.

Autores

Palavras-chave:

Regime de chuvas, Pelotas, Cultivo da soja

Resumo

Neste trabalho realizou-se o estudo das características climáticas do regime de chuvas mensais e horária pentadais, em acordo com a literatura, na busca de identificar os períodos mais adequados para o cultivo da soja em Pelotas, a fim de contribuir para o planejamento deste cultivar na região. Definimos as pentadas referentes a fases de desenvolvimento da soja, que mais sofrem com o excesso ou escassez de água.Com base nas referencias bibliográficas a cerca das cultivares de soja, realizou-se um estudo sobre os tipos de cultivares, os estágios da cultivar mais vendida na região e o ambiente climatologicamente favorável para o desenvolvimento dessa cultura. Na sequencia, efetuou-se um estudo comparativo entre o cultivo de soja em Pelotas e o regime de chuvas pentadal e mensal, para mapear o período ideal para o cultivo de soja ao longo de trinta e dois anos nesta localidade. Nessa perspectiva, elaborou-se uma tabela (1) abreviando a relação entre as variáveis climatológicas e os estágios do cultivar citado anteriormente. Segundo os dados do rede rural centro (Rural Centro Mercado), a nidera 5909 RG é a variedade de soja mais vendida na região de Pelotas e seu período indicado para o plantio é a partir de dez de outubro. Considerando um ciclo médio entre plantio e colheita de 94 dias, a provável colheita estaria estimada para a segunda semana de fevereiro, período em que nosso gráfico (1) contendo dados históricos indica maior probabilidade de chuvas, não representando momento favorável para a colheita.

Biografia do Autor

Ronaldo Matias Tavares Júnior, Instituto Federal Sul rio grandense - Campus Visconde da Graça (CaVG)

Possui ensino médio segundo-grau pelo Colégio Estadual Cassiano do Nascimento. Tem experiência na área de Física. Graduação em andamento em Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

Júlio César Bento Ribeiro, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense - Campus Pelotas

Técnico Mecânico (ETFPel) com aperfeiçoamento em Engenharia da Qualidade no Japão (IRCS). Licenciado em Física pela Universidade Federal de Pelotas e Mestre em Engenharia na área de Fabricação Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é Professor do ensino básico técnico e tecnológico do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense em Pelotas-RS.

Christian Rosa Dias, Instituto Federal Sul Rio-Grandense Campus Pelotas

Fez Ensino Fundamental (1o grau) na escola Técnica estadual professora Sylvia Mello, Brasil, Ano de obtenção: 2012. Iniciou Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio (2o grau) na instituição IFSUL Campus Pelotas Visconde da Graça, CAVG, Brasil, concluindo em 2016 (Ano letivo de 2015). Inicio Graduação a nível Técnológico em Saneamento ambiental em 2017.

Daniel Souza Cardoso, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense - Campus Visconde da Graça (CaVG)

Possui Licenciatura Plena em Física, Mestrado em Meteorologia e Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC III). Atualmente é professor do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, Câmpus Pelotas-Visconde da Graça, atuando nos eixos ensino, pesquisa e extensão.

Vinicius Carvalho Beck, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense -Campus Visconde da Graça (CaVG)

Possui Curso Técnico em eletrônica pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL), Licenciatura em Matemática e Mestrado em Meteorologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Doutorando em Educação em Ciências na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente é professor de matemática do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, Câmpus Visconde da Graça e no Curso de Licenciatura em Educação no campo a distância da UAB/UFPEL.

Downloads

Publicado

2020-03-03

Como Citar

Tavares Júnior, R. M., Ribeiro, J. C. B., Dias, C. R., Cardoso, D. S., Beck, V. C., & Del Sacramento, J. (2020). A influência do regime pentadal de chuvas no Cultivo da soja Nidera5909-RG na região de Pelotas. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 6(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/5058

Edição

Seção

Ciências da Saúde e Meio Ambiente