O ENSINO DA GRAMÁTICA

Autores

Palavras-chave:

ensino, gramática, língua portuguesa.

Resumo

Muito se tem questionado a respeito do ensino de gramática nas aulas de língua portuguesa. Afinal, a gramática deve ou não ser ensinada? Diante de uma nova metodologia, como reagiria professores e alunos? Buscando responder tais questionamentos, o objetivo deste artigo é estabelecer uma reflexão acerca do ensino de gramática nas escolas. Ao educador compete o ensino da gramática normativa de forma contextualizada para o cumprimento dos Parâmetros Curriculares Nacionais, os quais servem de referência para o trabalho de todas as disciplinas nos três níveis da formação escolar dos estudantes. Entretanto, percebe-se que muitas vezes esta metodologia de ensino ofertada é incompatível, pois muitos estudantes concluem o Ensino Fundamental sem saber ler e escrever adequadamente. Conclui-se que é necessário refletir sobre metodologia adotada pelo professor e, partir disto, encontrar nova perspectiva em relação ao ensino de língua portuguesa, a fim de proporcionar aos discentes um ensino eficaz.

 

Biografia do Autor

Laís Oliveira Garcia, Universidade Unigranrio

Me chamo Laís, tenho 30 anos e sou licenciada em Língua Portuguesa e Inglês pela UNIGRANRIO. Também possuo Especialização em Língua Portuguesa pela UNIGRANRIO e outra Especialização em Gestão Escolar: Administração, Supervisão e Orientação pela Universidade candido Mendes. Atuei como docente em vários segmentos, desde a educação infantil até o ensino fundamental. Possuo experiência na área de capacitação profissional de jovens aprendizes (de 14 a 24 anos).

Bianca Lessa Manoel, Universidade UNIGRANRIO

Formada em Letras, especialista em Língua portuguesa e Gestão Escolar, mestre em Linguística Aplicada. Professora da Prefeitura de Nova Iguaçu do Ensino Fundamental.

Downloads

Publicado

2019-03-13

Como Citar

Garcia, L. O., & Manoel, B. L. (2019). O ENSINO DA GRAMÁTICA. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 5(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/5242